UMA FORMAÇÃO CENTRADA NO CORPO: OPERANDO COM A NOÇÃO DE NIETZSCHE
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6442Abstract
O presente artigo discute em que medida tomar o corpo, como ponto de partida em Nietzsche, possibilita pensarmos novas perspectivas à formação humana que não leve em consideração apenas a formação tradicional apreendida na escola. Para tanto, contextualizam-se as noções de formação, a recepção da Bildung por Nietzsche e a importância do cultivo de si, que pode ser pensado como um processo contínuo que se concretiza na medida em que nos tornamos o que somos.Downloads
References
AZEREDO, V. D. Filosofia dos valores e educação em Nietzsche. © ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. 1, p. 25-45, dez. 2010.
BARRENECHEA, Miguel. Nietzsche e o corpo. Rio de Janeiro: 7 letras, 2010.
BOLLE, Willi. A ideia de formação na modernidade. Infância, escola e modernidade. São Paulo: Cortez; Curitiba: Ed. UFPR, 1997.
GIACOIA Jr, Oswald. 5 aulas sobre Nietzsche. Disponível em: http://projetophronesis.com/tag/giacoia/
___________. Metafísica e Subjetividade. In. MARTINS, André; SANTIAGO, Homero; OLIVA, Luís César (Orgs.). As Ilusões do Eu: Spinoza e Nietzsche. São Paulo: Civilização Brasileira, 2011.
HARDT, Lúcia. Filosofia da educação e pesquisa educacional. Diálogos com Nietzsche. Texto divulgado ANPEDSUL, 2016.
HARDT, Lúcia; DOZOL, Marlene; MOURA, Rosana. Do conceito de formação humana: tensões entre natureza e cultura. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 9, n. 22, p.155, maio/ago. 2014. Disponível em: www.utp.br/cadernos_de_pesquisa.
JAEGER, Werner Wilhelm. Paidéia: a formação do homem grego. Trad. de Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
LARROSA, Jorge. Nietzsche e a educação. Trad. de Semíramis Gorini da Veiga. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
NIETZSCHE. Friedrich Wilhelm. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
___________. A Gaia Ciência. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
___________. Schopenhauer como educador. In. NIETZSCHE, F. W. Escritos sobre educação. Trad. de Noéli C. M. Sobrinho. Rio de Janeiro/São Paulo: PUC-Rio/Loyola, 2003b, p. 138-222.
___________. Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino. NIETZSCHE, F. W. Escritos sobre educação. Trad. de Noéli C. M. Sobrinho. Rio de Janeiro/São Paulo: PUC-Rio/Loyola, 2003c, p. 41-137.
___________. Ecce homo. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
STEGMAIER, W. As linhas fundamentais do pensamento de Nietzsche. Petrópolis: Vozes, 2013.
TONGEREN, P. van. A moral da crítica de Nietzsche à moral: estudos sobre “Para além de bem e mal”. Trad:Viesenteiner. Curitiba: Champagnat, 2012.
VATTIMO, Gianni. Diálogo com Nietzsche: ensaios 1961-200. Trad. de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
WEBER, José Fernandes. Formação (Bildung), educação e experimentação em Nietzsche. Londrina: Eduel, 2011
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.