REPRESENTAÇÕES E VALORES SOCIAIS DA PROFISSÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Neide de Melo Aguiar Silva FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6445

Resumo

Esta pesquisa discute valores socialmente compartilhados por professores da educação básica no exercício da profissão, tomando-os como construtos responsáveis pela conexão entre as atitudes individuais e a estrutura social que atuam como dados de conteúdo empírico acessível aos membros de um grupo social e cujos significados são e podem ser objetos de decisão sobre o agir. Nesta perspectiva é possível deferir, como sobressalentes e constitutivos da formação do professor, valores relativos a poder, realização, segurança e autodeterminação. Com menor ênfase, são também constitutivos da docência valores que primam pelo desejo de universalizar conceitos e princípios educativos reguladores do agir cotidiano e da vida em sociedade. E, embora haja mostras naturalizadas da profissão como vocação, tradição e estimulação para o bem comum, intensificam-se os indícios de profissionalização do professor como um ensejo crescente. 

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Biografia do Autor

Neide de Melo Aguiar Silva, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro/SP; Docente na Universidade Regional de Blumenau (FURB), atuando no Departamento de Matemática e no PPG em Educação. Desenvolve pesquisas sobre formação de professores, concentrando a área de interesse na relação Representações Sociais e Educação.

Referências

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Publicado

2017-05-09

Como Citar

Silva, N. de M. A. (2017). REPRESENTAÇÕES E VALORES SOCIAIS DA PROFISSÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(22), 133–144. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6445

Edição

Seção

Artigos