REPRESENTAÇÕES E VALORES SOCIAIS DA PROFISSÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Neide de Melo Aguiar Silva FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6445

Resumen

Esta pesquisa discute valores socialmente compartilhados por professores da educação básica no exercício da profissão, tomando-os como construtos responsáveis pela conexão entre as atitudes individuais e a estrutura social que atuam como dados de conteúdo empírico acessível aos membros de um grupo social e cujos significados são e podem ser objetos de decisão sobre o agir. Nesta perspectiva é possível deferir, como sobressalentes e constitutivos da formação do professor, valores relativos a poder, realização, segurança e autodeterminação. Com menor ênfase, são também constitutivos da docência valores que primam pelo desejo de universalizar conceitos e princípios educativos reguladores do agir cotidiano e da vida em sociedade. E, embora haja mostras naturalizadas da profissão como vocação, tradição e estimulação para o bem comum, intensificam-se os indícios de profissionalização do professor como um ensejo crescente. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Neide de Melo Aguiar Silva, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro/SP; Docente na Universidade Regional de Blumenau (FURB), atuando no Departamento de Matemática e no PPG em Educação. Desenvolve pesquisas sobre formação de professores, concentrando a área de interesse na relação Representações Sociais e Educação.

Citas

GATTI, B.A. A utilização da Técnica Q como instrumento de medida nas ciências humanas. Cadernos de Pesquisa, n.6. Fundação Carlos Chagas: 1972, p. 46-51

ENS, R. T.; VILLAS BÔAS, L. P. S.; BEHRENS, M. A. (orgs.). Representações Sociais: fronteiras, interfaces e contextos. Coleção formação do professores: 8. Curitiba: Champagnat; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013, 228p.

JUSTO, A. M. Representação social. Rio do Sul: UNIDAVI-PROPEX, 2012.

VILLAS BÔAS, L.P.S. Representações sociais: a historicidade do psicossocial. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 42, p. 585-603, mai-ago 2014.

VILLAS BÔAS, L.P.S.; NOVAES, A.O. Representações sociais e desafios contemporâneos. Cadernos de Pesquisa, v.45 n.156, p.240-242, abr-jun 2015

Publicado

2017-05-09

Cómo citar

Silva, N. de M. A. (2017). REPRESENTAÇÕES E VALORES SOCIAIS DA PROFISSÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(22), 133–144. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6445