TEACHING SCIENCES AND BIOLOGY FOR DEAF INDIVIDUALS: INVESTIGATING THE CONTEXT OF TEACHING PRACTICE IN REGULAR CLASSROOMS OF A MUNICIPALITY IN THE STATE OF PARANÁ

Autores

  • Lucken Bueno Lucas UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio. PPGEN - Programa de Pós Graduação em Ensino (Mestrado Profissional em Ensino).
  • Renan Guilherme Pimentel Faculdade Pitágoras de Londrina. Rodovia Celso Garcia Cid - do km 374,001 ao km 377,000. Conjunto Habitacional Flores 86047500 - Londrina, PR - Brasil
  • Simone Luccas UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio. PPGEN - Programa de Pós Graduação em Ensino (Mestrado Profissional em Ensino).

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i26.7070

Resumo

The process of school inclusion for people with disabilities is a recent development, especially for the deaf individuals, so the study of how this inclusion process occurs and the teaching of Sciences/Biology for these individuals is still incipient. The objective of this work was to investigate how science/biology teaching takes place for deaf students in the city of Cornélio Procópio-PR and what difficulties are encountered by the students, teachers, and sign language interpreters in the scenario of school inclusion. To reach this goal, we interviewed teachers and interpreters who work in elementary and middle schools of the public network that attend deaf students in Cornélio Procópio. The results of the interviews demonstrated that all those involved in this process face difficulties, the interpreters indicate language as an obstacle to the interpretation of Sciences and Biology classes, since Brazilian Sign Language presents a deficit of lexicons in relation to the Portuguese Language. On the other hand, the main difficulty for the teachers is the lack of preparation to work in classes which include deaf people, jeopardizing not only their interaction with the students, but also the teaching of Sciences and Biology. 

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Biografia do Autor

Lucken Bueno Lucas, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio. PPGEN - Programa de Pós Graduação em Ensino (Mestrado Profissional em Ensino).

Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (PECEM-UEL 2008; 2014, bolsas CAPES). Especialista em Bioética pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2007). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, 2006). É professor efetivo da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Profissional em Ensino - da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É líder do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Biologia Geral, Ensino de Ciências/Biologia com ênfase em Axiologia e Epistemologia da Biologia, Formação de professores, Educação Ambiental, Bioética e Biologia Aplicada à Saúde.

Renan Guilherme Pimentel, Faculdade Pitágoras de Londrina. Rodovia Celso Garcia Cid - do km 374,001 ao km 377,000. Conjunto Habitacional Flores 86047500 - Londrina, PR - Brasil

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio, Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais/Língua Portuguesa na Secretaria de Educação do Estado do Paraná e Faculdade Pitágoras de Londrina.

Simone Luccas, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio. PPGEN - Programa de Pós Graduação em Ensino (Mestrado Profissional em Ensino).

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL (2011; 2004). Especialista em Educação Matemática - UEL (1997). Licenciada em Ciências com Habilitação em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1989; 1990). É docente efetiva da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio, atuando no curso de Licenciatura em Matemática. É vice-coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) - Mestrado Profissional em Ensino - da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É pesquisadora do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Ensino de Matemática, com ênfase em História e Epistemologia da Ciência e da Matemática, em Análise Qualitativa de Dados e Avaliação do Ensino e da Aprendizagem.

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Publicado

2018-06-28

Como Citar

Lucas, L. B., Pimentel, R. G., & Luccas, S. (2018). TEACHING SCIENCES AND BIOLOGY FOR DEAF INDIVIDUALS: INVESTIGATING THE CONTEXT OF TEACHING PRACTICE IN REGULAR CLASSROOMS OF A MUNICIPALITY IN THE STATE OF PARANÁ. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(26), 201–218. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i26.7070

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua