EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR EM TESES E DISSERTAÇÕES. DIÁLOGOS POSSÍVEIS.

Autores

  • Dinora Tereza Zucchetti Universidade Feevale
  • Karine Santos Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Marilene Alves Lemes Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.
  • Levi Nauter de Mira Prefeitura Municipal de Gravataí.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.7435

Resumo

O artigo versa a respeito da educação não escolar, seus referentes teóricos e empíricos identificados em Teses e Dissertações disponíveis no Banco de Dados da Capes. Os estudos oriundos de   Programas de Pós-Graduação em Educação foram defendidos entre os anos de 2011 e 2015, no Brasil. Uma pesquisa quali-quanti desenvolvida no período de 2016 e 2017 evidencia a relevância da definição dos campos empíricos para esclarecer o que consensuamos como sendo práticas de educação não escolar. No conjunto de 11 Teses e 27 Dissertações foi possível, identificar a presença dos estudos de Paulo Freire, entre outros, num campo de práticas de educação tido como não hegemônico no âmbito de estudos de Pós-Graduações stricto sensu. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora Titular do Programa de Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder  no Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Não Escolar (Feevale).

Karine Santos, Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação pela Unisinos. Professora da Faculdade de Educação da UFRGS. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa Colegiado de Educação Popular e Pedagogia Social e no Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Não Escolar (Feevale).

Marilene Alves Lemes, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.

Doutora em Educação pela Unisinos. Educadora da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.  Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa Colegiado de Educação Popular e Pedagogia Social e no Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Não Escolar (Feevale).

Levi Nauter de Mira, Prefeitura Municipal de Gravataí.

Professor na Rede Municipal de Gravataí.  Mestre em Educação pela Unisinos. Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa Colegiado de Educação Popular e Pedagogia Social e no Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Não Escolar (Feevale).

Referências

ANDRÉ, Marli E. D. A. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Doc., Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 41-56, ago./dez. 2009. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br Acesso em 25 de abril de 2017.

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O outro ao meu lado: algumas ideias de tempos remotos e atuais para pensar a partilha do saber e a educação de hoje. In: MOLL, Jaqueline et al. Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. P. 46-71.

_______. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

CARVALHO, M. C.; AZEVEDO, M. J. Ações complementares à escola no âmbito das políticas públicas. [S. l.: s.n.], 2004. Inédito.

CAVALCANTE, Jon Anderson Machado. Sociopoetizando a participação nos entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos/as conselheiros/as do orçamento participativo de Fortaleza. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira). Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2011. Disponível em: https://goo.gl/bRv6mG . Acesso em Set. de 2017.

FALKENBERG, Mirian Benites; MENDES, Thais de Paula Lima; MORAES, Eliane Pedrozo de and SOUZA, Elza Maria de. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2014, vol.19. n.3 Disponivel em: http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_isoref&pid=S1413-81232014000300847&lng=en&tlng=pt Acesso em: 10 de maio de 2017.

FERNANDES, Maria Aparecida da Silva. Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza – Natal/RN. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2011.

FERRAZ, Sandra Marangon. Uma experiência de trabalho com as famílias em um centro de educação infantil: um olhar dialógico para as práticas educativas. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo – SP, 2011. Disponível em: https://goo.gl/zh45B5 . Acesso em set de 2017.

FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que Fazer: teoria e prática em educação popular. Petrópolis: Vozes, 1989.

GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: uma biobliografia. São Paulo: Cortez, 1996.

GOMES, Luciano Bezerra; MERHY, Emerson Elias. Compreendendo a educação popular em saúde: um estudo na literatura brasileira. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.1, pp.7-18.

HADDAD, Sérgio. A participação da sociedade civil brasileira na educação de jovens e adultos e na CONFINTEA VI. Rev. Bras. Educ., Ago 2009, vol.14, no.41, p.355-369. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n41/v14n41a13.pdf Acesso em: 19 de dezembro de 2016.

LEMES, Marilene Alves. Estratégias de participação na política de assistência social na perspectiva de Paulo Freire. Tese (doutorado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo, 2017.

MARTINS, José de Souza. O Massacre dos Inocentes. Belo Horizonte: Hucitec, 1991.

MOURA, Eliana Perez G.; ZUCCHETTI, Dinora Tereza Zucchetti. Educação além da Escola. Acolhida a outros Saberes. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.140, maio/ago. 2010.

________ . Explorando outros cenários: educação não escolar e pedagogia social. Educação Unisinos. 10(3):228-236, setembro/dezembro 2006.

PATROCINIO, Wanda Pereira. Descrição e análise dos efeitos de um programa de educação popular em saúde dirigido a idosos comunitários. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas. Campinas-SP: [s.n.], 2011.

POMPEIA, Silvia Maria. Escola, organização social e família: um diálogo possível. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo – SP, 2011. Disponível em: https://goo.gl/6vH2c8. Acesso em set de 2017.

ROSA, Roberta Soares da. Pedagogia dos movimentos sociais: as manifestações de 2013 como espaço de aprendizado. Dissertação (mestrado) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo, 2015.

SANTOS, Karine; SANTOS PAULO, Fernanda. (Des)encontros entre a Pedagogia Social e a Educação Popular. In: Revista Ensino & Pesquisa, v.15, n. 2 (2017), 117-140, Suplemento.

SILVA, Ana Paula Scheffer Schell da. A enfermeira e a corresponsabilidade pela formação do aluno em estágio curricular. Tese (Doutorado em Enfermagem). Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Porto Alegre, 2012.

SIPRIANO, Claudio Alex de Souza. Educação popular : círculos de cultura e os limites e as possibilidades de empowerment do conselho local de saúde. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Santa Catarina, 2012.

SOUZA, Dilma Fagundes de. Estratégias de educação em saúde em enfermagem: aprendendo para ensinar. Tese (Doutorado em Saúde/Enfermagem). Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Rio de Janeiro, 2011.

STOTZ E.M., David HSL, Wong-Un JA. Educação popular e saúde: trajetória, expressões e desafios de um movimento social. Rev APS 2005; 8:49-60.

STRECK, Danilo; SANTOS, Karine. Educação de Jovens e Adultos: diálogos com a Pedagogia Social e Educação Popular. In: EccoS – Revista Científica, São Paulo, n. 25, p. 19-37, jan./jun. 2011.

TRESOLDI, Mara Eloisa. Caleidoscópio: desvelando o adolescente em conflito com a lei. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Porto Alegre, 2015.

ZUCCHETTI, Dinora T.; MOURA, Eliana. Práticas socioeducativas e formação de educadores: novos desafios no campo social. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 18, p. 9-28, 2010 a. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v18n66/a02v1866 Acesso em: 12 de dezembro de 2016.

ZUCCHETTI, Dinora T.; MOURA, Eliana. Educação além da escola: acolhida a outros saberes. Cadernos Pagu (UNICAMP. Impresso), v. 40, p. 629-648, 2010 b. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n140/a1640140.pdf Acesso em: 20 de dezembro de 2016.

ZUCCHETTI, Dinora Tereza. Práticas socioeducativas: questões que emergem de experiências de educadores. Revista Prâxis. Vol.1. 2014. Disponível em: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/770/927 . Acesso em 19 de dezembro de 2016.

ZUCCHETTI, Dinora Tereza, MOURA, Eliana Perez Gonçalves de, GROPPO Luís Antonio. (org). Dossiê: “Práticas de educação não escolar e não formal”. Serie Estudos. v. 21, n. 43, set./dez. 2016. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/1018 Acesso em: 24 de set. 2017.

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

Zucchetti, D. T., Santos, K., Lemes, M. A., & Mira, L. N. de. (2018). EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR EM TESES E DISSERTAÇÕES. DIÁLOGOS POSSÍVEIS. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(27), 75–94. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.7435

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua