EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR EM TESES E DISSERTAÇÕES. DIÁLOGOS POSSÍVEIS.

Authors

  • Dinora Tereza Zucchetti Universidade Feevale
  • Karine Santos Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Marilene Alves Lemes Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.
  • Levi Nauter de Mira Prefeitura Municipal de Gravataí.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.7435

Abstract

O artigo versa a respeito da educação não escolar, seus referentes teóricos e empíricos identificados em Teses e Dissertações disponíveis no Banco de Dados da Capes. Os estudos oriundos de   Programas de Pós-Graduação em Educação foram defendidos entre os anos de 2011 e 2015, no Brasil. Uma pesquisa quali-quanti desenvolvida no período de 2016 e 2017 evidencia a relevância da definição dos campos empíricos para esclarecer o que consensuamos como sendo práticas de educação não escolar. No conjunto de 11 Teses e 27 Dissertações foi possível, identificar a presença dos estudos de Paulo Freire, entre outros, num campo de práticas de educação tido como não hegemônico no âmbito de estudos de Pós-Graduações stricto sensu. 

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Author Biographies

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora Titular do Programa de Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder  no Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Não Escolar (Feevale).

Karine Santos, Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação pela Unisinos. Professora da Faculdade de Educação da UFRGS. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa Colegiado de Educação Popular e Pedagogia Social e no Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Não Escolar (Feevale).

Marilene Alves Lemes, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.

Doutora em Educação pela Unisinos. Educadora da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.  Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa Colegiado de Educação Popular e Pedagogia Social e no Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Não Escolar (Feevale).

Levi Nauter de Mira, Prefeitura Municipal de Gravataí.

Professor na Rede Municipal de Gravataí.  Mestre em Educação pela Unisinos. Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa Colegiado de Educação Popular e Pedagogia Social e no Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Não Escolar (Feevale).

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Published

2018-09-21

How to Cite

Zucchetti, D. T., Santos, K., Lemes, M. A., & Mira, L. N. de. (2018). EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR EM TESES E DISSERTAÇÕES. DIÁLOGOS POSSÍVEIS. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(27), 75–94. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.7435

Issue

Section

Artigos de Demanda Contínua