PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA/RJ ACERCA DO RIO POMBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.8068

Resumo

O modo como se percebe a importância do entendimento da paisagem e sua implicação em relação à sociedade é bastante significativa na construção da ideia de mundo do indivíduo. O ensino muitas vezes se pauta pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada dos sentimentos dos homens pelo espaço. De forma que, justifica-se introduzir discussões deste porte no contexto escolar, com o intuito de suscitar consciência individual em relação ao espaço em que se vive e, sobretudo a importância de elementos naturais. Nesse sentido, este trabalho objetivou identificar a relação e a percepção de estudantes do Ensino Médio, moradores de Santo Antônio de Pádua/RJ, quanto ao Rio Pomba. A partir dos dados obtidos, percebe-se que o entendimento desse grupo de estudantes sobre a interferência antrópica no Rio Pomba é limitado a alguns elementos, o que pode indicar uma percepção bastante vaga sobre a importância dos rios e relação pouco afetiva a este elemento natural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Mata Santos, Rede Municipal de Ensino de São Francisco de Itabapoana (RJ)

Geógrafa. Mestre em Ensino.

Jean Carlos Miranda, Universidade Federal Fluminense

Biólogo. Mestre em Biologia. Doutor em Ciências.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais e ética. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

CORREA, R.L.A. Paisagem, tempo e Cultura. Rio de Janeiro: EDUERJ, v.1. p. 123-140, 1998.

FONTENELLE, M.; BARANDIER, H. O Plano Diretor de Santo Antônio de Pádua-RJ: a relação da cidade com o rio Pomba. Revista de Direitos Difusos, v. 46, p. 7-27, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

LEFEBVRE. H. O Direito à Cidade. São Paulo: Centauro, 2006.

MAGALDI, S. O estudo do meio no curso ginasial. Revista de Pedagogia, v. 11, n. 19-20, p. 69-76, 1965.

MENDONÇA, E.M.B. As representações sociais de alunos do ensino fundamental sobre meio ambiente e a questão ambiental nos livros didáticos de geografia. Dissertação (Mestrado). UFPB. 120f. 2010.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª Ed. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

TUCCI, C. Hidrologia – ciência e aplicação. Porto Alegre: Editora da Universidade, ABRH, 2000.

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

Santos, K. M., & Miranda, J. C. (2018). PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA/RJ ACERCA DO RIO POMBA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(27), 269–284. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.8068

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua