PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA/RJ ACERCA DO RIO POMBA
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.8068Resumo
O modo como se percebe a importância do entendimento da paisagem e sua implicação em relação à sociedade é bastante significativa na construção da ideia de mundo do indivíduo. O ensino muitas vezes se pauta pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada dos sentimentos dos homens pelo espaço. De forma que, justifica-se introduzir discussões deste porte no contexto escolar, com o intuito de suscitar consciência individual em relação ao espaço em que se vive e, sobretudo a importância de elementos naturais. Nesse sentido, este trabalho objetivou identificar a relação e a percepção de estudantes do Ensino Médio, moradores de Santo Antônio de Pádua/RJ, quanto ao Rio Pomba. A partir dos dados obtidos, percebe-se que o entendimento desse grupo de estudantes sobre a interferência antrópica no Rio Pomba é limitado a alguns elementos, o que pode indicar uma percepção bastante vaga sobre a importância dos rios e relação pouco afetiva a este elemento natural.
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais e ética. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
CORREA, R.L.A. Paisagem, tempo e Cultura. Rio de Janeiro: EDUERJ, v.1. p. 123-140, 1998.
FONTENELLE, M.; BARANDIER, H. O Plano Diretor de Santo Antônio de Pádua-RJ: a relação da cidade com o rio Pomba. Revista de Direitos Difusos, v. 46, p. 7-27, 2008.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
LEFEBVRE. H. O Direito à Cidade. São Paulo: Centauro, 2006.
MAGALDI, S. O estudo do meio no curso ginasial. Revista de Pedagogia, v. 11, n. 19-20, p. 69-76, 1965.
MENDONÇA, E.M.B. As representações sociais de alunos do ensino fundamental sobre meio ambiente e a questão ambiental nos livros didáticos de geografia. Dissertação (Mestrado). UFPB. 120f. 2010.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª Ed. São Paulo: Cortez Editora, 2000.
TUCCI, C. Hidrologia – ciência e aplicação. Porto Alegre: Editora da Universidade, ABRH, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.