PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA/RJ ACERCA DO RIO POMBA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.8068

Resumen

O modo como se percebe a importância do entendimento da paisagem e sua implicação em relação à sociedade é bastante significativa na construção da ideia de mundo do indivíduo. O ensino muitas vezes se pauta pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada dos sentimentos dos homens pelo espaço. De forma que, justifica-se introduzir discussões deste porte no contexto escolar, com o intuito de suscitar consciência individual em relação ao espaço em que se vive e, sobretudo a importância de elementos naturais. Nesse sentido, este trabalho objetivou identificar a relação e a percepção de estudantes do Ensino Médio, moradores de Santo Antônio de Pádua/RJ, quanto ao Rio Pomba. A partir dos dados obtidos, percebe-se que o entendimento desse grupo de estudantes sobre a interferência antrópica no Rio Pomba é limitado a alguns elementos, o que pode indicar uma percepção bastante vaga sobre a importância dos rios e relação pouco afetiva a este elemento natural.

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Biografía del autor/a

Karen Mata Santos, Rede Municipal de Ensino de São Francisco de Itabapoana (RJ)

Geógrafa. Mestre em Ensino.

Jean Carlos Miranda, Universidade Federal Fluminense

Biólogo. Mestre em Biologia. Doutor em Ciências.

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Publicado

2018-09-21

Cómo citar

Santos, K. M., & Miranda, J. C. (2018). PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA/RJ ACERCA DO RIO POMBA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(27), 269–284. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.8068

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua