CONHECIMENTO ESTÉTICO, TECNOLOGIAS DA SENSIBILIDADE E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE CRIANÇAS, JOVENS E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v11i26.8834Resumo
O texto tece algumas considerações a respeito do conhecimento estético e das tecnologias sensíveis na escola a partir de pesquisas com crianças, jovens e professores com o objetivo de refletir sobre algumas experiências estéticas na escola. Ao relacionar conceitos de estratégias sensíveis, tecnologias da sensibilidade e conhecimento estético com elementos de uma didática entendida como montagem de objetos socioculturais de conhecimento, discute-se aspectos da metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situada aplicada em contextos investigativos. Nesse sentido, a partir de atividades com múltiplas linguagens e multiliteracies, com ênfase na arte e corporeidade, o texto traz algumas narrativas de estudantes e a percepção de professores que atuam com a referida metodologia de modo a dar visibilidade à dimensão estética da didática no processo formativo. Por fim, discute-se algumas pistas para ressignificar o sentido das práticas mídia-educativas na escola.
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