CONHECIMENTO ESTÉTICO, TECNOLOGIAS DA SENSIBILIDADE E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE CRIANÇAS, JOVENS E PROFESSORES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i26.8834

Resumen

O texto tece algumas considerações a respeito do conhecimento estético e das tecnologias sensíveis na escola a partir de pesquisas com crianças, jovens e professores com o objetivo de refletir sobre algumas experiências estéticas na escola. Ao relacionar conceitos de estratégias sensíveis, tecnologias da sensibilidade e conhecimento estético com elementos de uma didática entendida como montagem de objetos socioculturais de conhecimento, discute-se aspectos da metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situada aplicada em contextos investigativos. Nesse sentido, a partir de atividades com múltiplas linguagens e multiliteracies, com ênfase na arte e corporeidade, o texto traz algumas narrativas de estudantes e a percepção de professores que atuam com a referida metodologia de  modo a dar visibilidade à dimensão estética da didática no processo formativo. Por fim, discute-se  algumas pistas para ressignificar o sentido das práticas mídia-educativas na escola.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Monica Fantin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação, Linha Educação e Comunicação, do Centro de Ciências da Educação da Univerisdade Federal de Santa Catarina. Lider do Grupo de Pesquisa Núcleo Infancia Comunicação Cultura e Arte, NICA, UFSC/CNPq

Citas

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOAL, A. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Record, 2005.

BUCKINGHAM, D. Do we really need media education 2.0? Teaching in the age of participatory media. In DROTNER, K.;SCHRØDER, C. (eds). Digital Content Creation: perceptions, practices& perspectives. New Yoirk: Peter Lang, p.287-304, 2010.

COPE, B.; KALANTZIS.(eds). Multiliteracies: literacy learning and the design oh social futures. London: Routledge, 2005.

DAMÁSIO, A. O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

DEWEY, J. Arte come esperienza. Palermo: Aesthetica edizioni, 2012.

DIODATO, R. Estetica del virtuale. Milano: Mondadori, 2005.

DIODATO R. L’invisibile sensibile: itinerari di ontologia estética. Milano: Mimesis, 2012.

FANTIN, M. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de professor, 14(1): 27-40, 2011.

FANTIN, M. Novos Paradigmas da Didática e a Proposta Metodológica dos

Episódios de Aprendizagem Situada, EAS. Educação &Realidade. v.40, n.2, p.443 -464, 2015.

FANTIN, M. Aprendizagens formais e informais, dispositivos móveis, multiliteracies e EAS na formação de crianças, jovens e professores. I Seminário Multideas. UFSC. Florianópolis, 2015 A.

FANTIN, M. Approssimazioni: EAS, Media Education e partecipazione nel territorio. In LIMONE, P.; PARMIGIANI, D. (Org.). Modelli pedagogici e pratiche didattiche per la formazione iniziale e in servizio degli insegnanti. Bari:Progedit, v.1, p.385-395, 2017.

FANTIN, M. Narrativas de um percurso estético-formativo: o estágio pós-doutoral. Milano: UCSC, 2017 A.

GRANATA, P. Arte, estética e nuovi media.”Sei lezioni”sul mondo digitale. Bologna: Fausto Lupetto Editore, 2009.

JENKINS, H. at al. Confronting the challenges of participatory culture: media education for the 21 Century. Cambridge: MIT PRESS, MacArthur, 2006.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New Literacies : everyday practices and classroom learning. New York: McGraw Hill/Open University, 2011.

LATOUR, B. Reagregando o social: uma intordução à teoria do Ator-Rede. Salvador: Edufba, São Paulo: Edusc, 2012.

LIVINGSTONE, S.;SEFTON-GREEN J. The Class Living and Learning in the Digital Age. New York: New York University Press, 2016.

MACHADO, M. M. A Criança é perfomer. Educação & Realidade, v. 35, n. 2, p. 115-137, maio/agosto 2010.

MALCUT, B. Culturas que emergem na escola: pesquisa na internet, produção audiovisual e competências midiáticas de jovens estudantes. Dissertação de Mestrado. UFSC/PPGE, 2016.

MARTÍN-BARBERO, J. El cambio en la percepción del los jóvenes. Socialidades, tecnicidades y subjetividades. In MORDUCJHOWICZ, R. (org). Los jovenes y las pantallas. Barcelona:Gedisa, p.24-45, 2008.

MIRANDA, L.T.; FANTIN, M. A singularidade na multiplicidade: crianças e tecnologias móveis na escola no contexto da cultura digital. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 8, p. 85-97, 2015.

MONTANI, P. Bioestetica. Senso comune, tecnica e arte nell’età della globalizzazione. Roma: Carocci, 2007.

MONTANI, P. Tecnologie della sensibilità: estética e immaginazione interativa. Milano: Rafaello Cortina Editore, 2016.

OITICICA, H. Textos e Entrevista de Hélio Oiticica. In FAVARETTO, C. A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: Editora da USP, p.227-8, 2015.

OROFINO, K. Crianças e Arte Contemporânea: processos artísticos interativos e experiências lúdico educativas. Tese de Doutorado PPGE/UFSC. Florianópolis, 2017.

PAIS, J.M. Entre culturas, pesquisas, currículos e cotidianos: uma conversa com J. M. Pais. In CARVALHO, J. M.;SILVA, S.K.; DELBONI, T.M; PAIS, J.M. Currículo Sem Fronteiras, v.13, n.3, p.361-374, set/dez 2013.

PERNIOLA, M. Del sentire. Torino: Einaudi, 2002.

PERNIOLA, M. O sex appeal do inorgânico. São Paulo: Studio Nobel, 2005.

PRETTO, N. Redes sociais e educação: o que quer a geração alt+tab nas ruas? Liinc em Revista, v.10, n.1, p.344-350, maio 2014.

RIVOLTELLA, P.C.R. Fare didattica con gli EAS: Episodi di Apprendimento Situati. Brescia: La Scuola, 2013.

RIVOLTELLA, P.C.R. Che cos’è un EAS. L’idea, il método, la didattica. Brescia: La Scuola, 2016.

SODRÉ, M. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Editora Vozes, 2006.

SODRÉ, M. Reinventando a Educação. Petrópolis: Vozes, 2012.

TUFTE, B.; CHRISTENSEN, O. Mídia-educação: entre a teoria e a prática. Perspectiva, v.27, n.1, p.98-116, 2009.

Publicado

2018-06-28

Cómo citar

Fantin, M. (2018). CONHECIMENTO ESTÉTICO, TECNOLOGIAS DA SENSIBILIDADE E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE CRIANÇAS, JOVENS E PROFESSORES. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(26), 39–54. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i26.8834

Número

Sección

Número Temático: Novas velhas tecnologias: usos pedagógicos para a educação estética e a formação das sensibilidades