CONHECIMENTO ESTÉTICO, TECNOLOGIAS DA SENSIBILIDADE E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE CRIANÇAS, JOVENS E PROFESSORES

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DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i26.8834

Abstract

O texto tece algumas considerações a respeito do conhecimento estético e das tecnologias sensíveis na escola a partir de pesquisas com crianças, jovens e professores com o objetivo de refletir sobre algumas experiências estéticas na escola. Ao relacionar conceitos de estratégias sensíveis, tecnologias da sensibilidade e conhecimento estético com elementos de uma didática entendida como montagem de objetos socioculturais de conhecimento, discute-se aspectos da metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situada aplicada em contextos investigativos. Nesse sentido, a partir de atividades com múltiplas linguagens e multiliteracies, com ênfase na arte e corporeidade, o texto traz algumas narrativas de estudantes e a percepção de professores que atuam com a referida metodologia de  modo a dar visibilidade à dimensão estética da didática no processo formativo. Por fim, discute-se  algumas pistas para ressignificar o sentido das práticas mídia-educativas na escola.  

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Author Biography

Monica Fantin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação, Linha Educação e Comunicação, do Centro de Ciências da Educação da Univerisdade Federal de Santa Catarina. Lider do Grupo de Pesquisa Núcleo Infancia Comunicação Cultura e Arte, NICA, UFSC/CNPq

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Published

2018-06-28

How to Cite

Fantin, M. (2018). CONHECIMENTO ESTÉTICO, TECNOLOGIAS DA SENSIBILIDADE E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE CRIANÇAS, JOVENS E PROFESSORES. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(26), 39–54. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i26.8834

Issue

Section

Número Temático: Novas velhas tecnologias: usos pedagógicos para a educação estética e a formação das sensibilidades