O PAPEL DO PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLAR NA POLÍTICA EDUCACIONAL: ENTRE O LEGAL E O INSTITUÍVEL

Autores

  • Ennia Débora Passos Braga Pires Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Leila Pio Mororó Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9535

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a forma como a legislação aborda o tema projeto pedagógico evidenciando sua relação com o projeto de educação assumido pelas políticas educacionais desde a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96. Os textos legais escolhidos para análise foram, na esfera nacional, a própria LDB e o Plano Nacional de Educação 2014-2024 e, na esfera estadual, o Plano Estadual de Educação do estado da Bahia (2016-2026). O trabalho aponta como o projeto pedagógico escolar, como um instrumento político, pode, por contradição, colaborar para que a escola reflita sobre suas concepções, utopias e projetos, refletindo o dinamismo da instituição que lhe concebe, se tornando o seu retrato, o seu documento de identidade na medida em que expressa a sua visão de educação, de homem e de sociedade.

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Biografia do Autor

Ennia Débora Passos Braga Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional - LUDIPPE.

Leila Pio Mororó, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Formação de Professores  - NEFOP.

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Publicado

2019-06-13

Como Citar

Pires, E. D. P. B., & Mororó, L. P. (2019). O PAPEL DO PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLAR NA POLÍTICA EDUCACIONAL: ENTRE O LEGAL E O INSTITUÍVEL. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(01), 335–350. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9535

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