EU NARRO. QUER NARRAR COMIGO? NOVAS FORMAS DE LEITURA E ESCRITA COM IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Veronica dos Santos Conceição Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Universidade Tiradentes - UNIT
  • Cristiane de Magalhães Porto Universidade Tiradentes
  • Kaio Eduardo de Jesus Oliveira Universidade Tiradentes - UNIT

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9574

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a estrutura de narrativas interativas produzidas em ambientes digitais on-line a partir dos conceitos aristotélicos de mimeses, catarse e poiesis. Para isso, se estabelece algumas comparações com a estrutura das narrativas literárias tradicionais e apresenta-se as narrativas ficcionais no contexto da Cibercultura como resultado de um processo evolutivo da literatura e do contexto sócio-histórico. Metodologicamente, o trabalho constitui-se por uma pesquisa bibliográfica com caráter exploratório-descritivo. O argumento principal defende a importância de o docente compreender essas novas narrativas como manifestação das diversas possibilidades compositivas da ficção que, na interação oferecida pelo ambiente virtual no contexto da Cibercultura, pode ser formulada e reformulada por meio das diversas linguagens, especialmente a digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veronica dos Santos Conceição, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Universidade Tiradentes - UNIT

Doutoranda em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT), mestra em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pedagoga pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como pedagoga na Universidade Estadual de Feira de Santana e professora na Educação Básica em de Feira de Santana – BA. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Gestão Escolar e Educação Inclusiva. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária (NEPPU/UEFS/CNPq) e no Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq)

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Letras e Linguística – UFBA. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Pós-doutorado em Educação – UERJ. Coordenadora do Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação (PROMOB-FAPITEC/CAPES - UNIT/UERJ/UFSC). É professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes – Unit. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: crismporto@gmail.com

Kaio Eduardo de Jesus Oliveira, Universidade Tiradentes - UNIT

Doutorando em Educação, Universidade Tiradentes. Possui mestrado em Educação. Especialização em tecnologias educacionais e graduação em Geografia. Pesquisador do Grupo de Pesquisas Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura – (Getic/Cnpq).

Referências

ARAUJO, Rosana Sarita de. Letramento digital: conceito e pré-conceitos. In: 2º SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: MULTIMODALIDADE E ENSINO, 2008, Recife. Anais Eletrônicos, 2008.

BARTHES, Ronald et al. Análise estrutural da narrativa. Tradução: Maria Zélia Barbosa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

BAUDRILARD, Jean. O Sistema dos objetos. Tradução: Plínio Dentzien São Paulo: Perspectivas, 1973.

BRAIT, Beth. Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. Campinas-SP: Educamp, 1997.

CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles, volume I. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

COMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamentos, 1995.

DASTUR, Françoise. Arte no Pensamento. In. PESSOA, Fernando (Org). Arte no pensamento. Vila Velha: Museu Vale, 2006.

ECO, Umberto. D’Aristote à Poe; in: CASSIN, Bárbara (org.). Nos Grecsetleurs Modernes. Paris: Seuil, 1992.

GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

HALL, Stuart. Pensando a Diáspora (Reflexões Sobre a Terra no Exterior). In: Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Liv Sovik (org); Trad. Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.

JAUSS, Hans Robert. “A estética da recepção: colocações gerais”. Tradução: de Luiz Costa Lima. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 43-62

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

LEMOS, André. Ciber-cultura-remix. Artigo produzido para apresentação no seminário Sentidos e Processos, dentro da Mostra Cinético Digital, no Centro Itaú Cultural. São Paulo: Itaú Cultural, ago. 2005. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/remix.pdf Acesso em: 25 jul. 2018.

LEMOS, André. As estruturas antropológicas do ciberespaço.. Porto Alegre: Sulina, 2008.

LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução: Irineu da Costa. São Paulo: Editora, 1999.

LIMA, Luiz Costa (Org.). Mimeses e Modernidade – formas e sombras. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

LINHARES, Ronaldo Nunes; CHAGAS, Alexandre Meneses; Aprendizagens no Ciberespaços: por uma pedagogia da comunicação em uma educação mestiça. In: PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António; (org.) Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: Edunit, 2017.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos. O declínio do individualismo nas sociedades de massa. Tradução: Maria de Lurdes Menezes. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução: Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002.

MENESES, Salon Silva. Cibernarratologia: um estudo integrado sobre narrativas na Cibercultura. Tese (Doutorado em Teoria literária e Literatura) - Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

MESQUITA, Samira Nahid. O enredo. São Paulo: Ática, 1998.

MORIN, Edgar. Culturas de massa no século XX. O Espírito do Tempo. Rio de Janeiro: Forense, 2001.

PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; ALVES, André Luiz. Expansão e reconfigurações das habilidades de Leitura e escrita por meio do Whatsapp In. PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; CHAGAS, Alexandre. WhatsApp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: Editus – Edufba, 2017.

POTTER, J. Representing reality. Londres: Sage, 2000.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à Cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

Downloads

Publicado

2019-06-13

Como Citar

Conceição, V. dos S., Porto, C. de M., & Oliveira, K. E. de J. (2019). EU NARRO. QUER NARRAR COMIGO? NOVAS FORMAS DE LEITURA E ESCRITA COM IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(01), 187–201. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9574

Edição

Seção

Número Temático: Formação docente na era da mobilidade