FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO GÊNERO ROMANCE EM SUPORTES DIGITAIS

Autores

  • Raphaelle Nascimento Silva Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA - Campus Barreiras.
  • Edvaldo Souza Couto Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9687

Resumo

Situado no campo teórico dos estudos da cibercultura aplicados à educação e no contexto da cultura digital, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou os usos que um grupo de estudantes do ensino médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Campus Barreiras, faz das tecnologias digitais móveis no que tange as suas práticas de leitura literária, em particular, do gênero romance. A metodologia utilizada foi a qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e analítico. O argumento central é de que os usos das tecnologias digitais móveis nas práticas de leitura do gênero romance podem repercutir na formação do leitor na perspectiva dos letramentos digital e literário. A pesquisa concluiu que os sujeitos realizaram durante o estudo suas primeiras experiências de leitura intermediadas por suportes digitais móveis. Esse fato justifica um apego ainda excessivo à cultura do impresso, com poucos, mas importantes avanços na leitura literária intertextual, própria dos ambientes de rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphaelle Nascimento Silva, Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA - Campus Barreiras.

Doutoranda em Educação na Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador, Bahia

Professor Titular no Departamento de Educação II, na Faculdade de Educação, na Universidade Federal daBahia - UFBA. Atua na graduação e na pós-graduação. Bolsita em Produtividade de Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2019-06-13

Como Citar

Silva, R. N., & Couto, E. S. (2019). FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO GÊNERO ROMANCE EM SUPORTES DIGITAIS. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(01), 57–70. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9687

Edição

Seção

Número Temático: Formação docente na era da mobilidade