FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO GÊNERO ROMANCE EM SUPORTES DIGITAIS

Autores/as

  • Raphaelle Nascimento Silva Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA - Campus Barreiras.
  • Edvaldo Souza Couto Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9687

Resumen

Situado no campo teórico dos estudos da cibercultura aplicados à educação e no contexto da cultura digital, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou os usos que um grupo de estudantes do ensino médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Campus Barreiras, faz das tecnologias digitais móveis no que tange as suas práticas de leitura literária, em particular, do gênero romance. A metodologia utilizada foi a qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e analítico. O argumento central é de que os usos das tecnologias digitais móveis nas práticas de leitura do gênero romance podem repercutir na formação do leitor na perspectiva dos letramentos digital e literário. A pesquisa concluiu que os sujeitos realizaram durante o estudo suas primeiras experiências de leitura intermediadas por suportes digitais móveis. Esse fato justifica um apego ainda excessivo à cultura do impresso, com poucos, mas importantes avanços na leitura literária intertextual, própria dos ambientes de rede.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raphaelle Nascimento Silva, Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA - Campus Barreiras.

Doutoranda em Educação na Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador, Bahia

Professor Titular no Departamento de Educação II, na Faculdade de Educação, na Universidade Federal daBahia - UFBA. Atua na graduação e na pós-graduação. Bolsita em Produtividade de Pesquisa do CNPq.

Publicado

2019-06-13

Cómo citar

Silva, R. N., & Couto, E. S. (2019). FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO GÊNERO ROMANCE EM SUPORTES DIGITAIS. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(01), 57–70. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9687

Número

Sección

Número Temático: Formação docente na era da mobilidade