A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.11124Keywords:
Educação. Diálogo. InterculturalismoAbstract
O artigo discute a relação entre a filosofia relacional dialógica e as perspectivas teóricas do interculturalismo na Educação, a partir dos conceitos cultura, diálogo e interculturalismo. São identificadas categorias de análise para a compreensão do constructo teórico do diálogo na perspectiva da filosofia relacional dialógica de Buber e nas bases educacionais do interculturalismo. O estudo destaca que o diálogo é indispensável na relação entre os sujeitos, pois através dele se pode mediar conflitos, principalmente entre e grupos sociais e culturais diversos. Considera que quando um sujeito transforma um outro sujeito em uma coisa, em um isso, não ocorre o diálogo intercultural.
Downloads
References
BUBER, Martin. EU e TU. Tradução do alemão, introdução e notas por Newton Aquiles Von Zuben. São Paulo: Centauro, 2001.
BUBER, Martin. O caminho do homem segundo o ensinamento chassídico. Tradução Claudia Abeling, posfácio Albrecht Goes. São Paulo: Realizações, 2011.
BUBER, Martin. Limitação: os domínios. In: BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico. Tradução Marta Ekstein de Souza Queiroz e Regina Weinberg. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BUBER, Martin. Da função educadora. Tradução de Moacir Gadotti e Mauro Ângelo Lenzi. In: Revista Reflexão, Campinas, n. 23, p. 5-23, maio/ago. 1982.
DERRIDA, Jacques. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da Hospitalidade / Jacques Derrida [Entrevistado]. Tradução de Antonio Romane, revisão técnica de Paulo Ottoni, São Paulo: 2003.
FLEURI, Reinaldo Matias (Org). Educação Intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
MARCON, Telmo. Educação intercultural, diversidade e tolerância. In: FAVERO, Altair Alberto; DALBOSCO, Claudio Almir; MARCON, Telmo (org.). Sobre filosofia e educação: racionalidade e tolerância. Passo Fundo: Ed. da UPF, 2006, p. 312-327.
McLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. 3ª ed. – São Paulo: Cortez, 2000.
MOREIRA, Laíne Rocha. Multi/interculturalismo e educação: perspectivas e repercussões atuais nas práticas educativas. Monografia. Universidade Federal do Pará. Faculdade de Educação. Altamira, 2010.
ZUBEN, Nilton Aquiles Von. Introdução. In: BUBER, Martin. EU e TU. Tradução do alemão, introdução e notas por Newton Aquiles Von Zuben. São Paulo: Centauro, 2001. p. 7-49.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.