Os desafios da abordagem bilíngue no espaço/tempo escolar: mediações sígnicas acessíveis para surdos
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12293Abstract
Este artigo trata da inclusão escolar de surdos, considerando a atuação dos professores mediadores na educação infantil e de intérpretes de Libras na universidade. Metodologicamente, aproxima duas pesquisas narrativas realizadas, no âmbito da pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado), sobre a inclusão escolar de surdos. As pesquisas objetivaram analisar como se constitui o acesso linguístico das pessoas surdas aos conteúdos trabalhados no espaço/tempo escolar em abordagem bilíngue segundo as narrativas dos professores. As pesquisas narrativas consideram o papel do profissional mediador, respectivamente, no ensino fundamental e na educação superior, tendo como referenciais teóricos comuns a educação inclusiva, a surdez como experiência visual e a abordagem bilíngue para surdos. Destacam-se, como resultados destas duas perspectivas de pesquisa, três pontos: 1.O risco de se reduzir a abordagem bilíngue à inserção do professor mediador ou do intérprete de Libras em sala de aula. 2. A necessária constituição de práticas educativas que reconheçam a surdez como uma experiência visual. 3. A carência de mediações sígnicas acessíveis com o uso da Libras e do Português nas instituições educacionais.
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