Formação inicial do professor: um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura em Matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13080Abstract
Este artigo estuda o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e seus desdobramentos no estado do Pará, onde há elevados índices de professores sem formação específica na área de atuação. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, realizada a partir da pesquisa documental de textos oficiais e de campo com a realização de entrevistas semiestruturadas com gestores e coordenadores do PARFOR e da aplicação de questionário aos professores estudantes que participaram do curso de matemática durante o período investigado. A pesquisa revelou que os fatores de permanência no curso de matemática estão relacionados ao perfil do cursista e ao desenho da estrutura do curso. Além disso, pode-se considerar o programa exitoso no estado do Pará, uma vez que além de ter formado um grupo considerável de professores leigos, esses sujeitos também encerraram tendo uma avaliação positiva sobre o curso.
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