Formação inicial do professor: um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura em Matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR

Autores/as

  • Weder Vieira Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Fernando Meneguin Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13080

Resumen

Este artigo estuda o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e seus desdobramentos no estado do Pará, onde há elevados índices de professores sem formação específica na área de atuação. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, realizada a partir da pesquisa documental de textos oficiais e de campo com a realização de entrevistas semiestruturadas com gestores e coordenadores do PARFOR e da aplicação de questionário aos professores estudantes que participaram do curso de matemática durante o período investigado. A pesquisa revelou que os fatores de permanência no curso de matemática estão relacionados ao perfil do cursista e ao desenho da estrutura do curso. Além disso, pode-se considerar o programa exitoso no estado do Pará, uma vez que além de ter formado um grupo considerável de professores leigos, esses sujeitos também encerraram tendo uma avaliação positiva sobre o curso.

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Biografía del autor/a

Weder Vieira, Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Mestre em Administração Pública, Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP); CAPES - Brasil.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8287-020X

Fernando Meneguin, Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Doutor em Economia, Universidade de Brasília (UNB); Senado Federal - Brasil; Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2033-7212

Publicado

2020-05-06

Cómo citar

Vieira, W., & Meneguin, F. (2020). Formação inicial do professor: um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura em Matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–20. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13080

Número

Sección

Publicação Contínua