O Controle do Espaço, do Tempo e das Atividades no Internato da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2194Abstract
Este artigo é uma abordagem histórica do exercício do “poder disciplinar” no internato da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE (EAFSC-SE) e faz parte de um estudo mais amplo sobre a “pedagogia de internar” na referida instituição, no período de 1934 a 1967. São evidenciadas e analisadas as técnicas disciplinares de controle do espaço, do tempo e das atividades diárias dos internos. Os espaços do internato eram controlados pelas técnicas de distribuição dos internos em lugares fixos ou específicos, mas que permitiam a circulação produtiva e controlada. A sinalização do tempo, com os diversos “toques de cornetas” e outros dispositivos de controle, indicavam aos internos os horários regulados e impositivos. A rotina exaustiva de atividades seguia o padrão dos internatos escolares com um aspecto diferenciador: o trabalho braçal.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
da Conceição, J. T. (2022). O Controle do Espaço, do Tempo e das Atividades no Internato da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 1(1). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2194
Issue
Section
Artigos
License
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.