A cultura digital na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3447Abstract
O artigo apresenta reflexões sobre o processo de formação deprofessores no contexto da cultura digital. Os resultados apresentados nesse texto são oriundos da pesquisa de mestrado
em Educação - “Cultura digital e formação de professores: articulação entre os Projetos Irecê e Tabuleiro Digital”, realizada com
professores cursistas do curso de Pedagogia oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia aos professores da rede municipal de Irecê-Ba. A investigação qualitativa
e a etnopesquisa formação foram adotados enquanto percurso
metodológico, sendo que a análise documental, a observação
participante e as entrevistas semi-estruturadas constituiram-se
nos subsídios necessários para o desenvolvimento da pesquisa.
Neste texto, trazemos para reflexão e análise as ações desenvolvidas pelo curso de pedagogia, apresentando e discutindo sobre
o movimento de vivência da cultura digital, colocando em questão a possibilidade de se integrar tal cultura aos processos formativos de professores, no sentido de provocar transformações
significativas em nossas concepções e práticas, nas instituições e
na sociedade, buscando sempre a formação de sujeitos críticos,
autônomos, atuantes, autores de conhecimento e cultura.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-12-30
How to Cite
Souza, J. S. de, & Bonilla, M. H. S. (2014). A cultura digital na formação de professores. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 7(14), 23–34. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3447
Issue
Section
Número Temático: Culturas Digitais e Educação
License
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.