A cultura digital na formação de professores

Autores/as

  • Joseilda Sampaio de Souza
  • Maria Helena Silveira Bonilla

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3447

Resumen

O artigo apresenta reflexões sobre o processo de formação de
professores no contexto da cultura digital. Os resultados apresentados nesse texto são oriundos da pesquisa de mestrado
em Educação - “Cultura digital e formação de professores: articulação entre os Projetos Irecê e Tabuleiro Digital”, realizada com
professores cursistas do curso de Pedagogia oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia aos professores da rede municipal de Irecê-Ba. A investigação qualitativa
e a etnopesquisa formação foram adotados enquanto percurso
metodológico, sendo que a análise documental, a observação
participante e as entrevistas semi-estruturadas constituiram-se
nos subsídios necessários para o desenvolvimento da pesquisa.
Neste texto, trazemos para reflexão e análise as ações desenvolvidas pelo curso de pedagogia, apresentando e discutindo sobre
o movimento de vivência da cultura digital, colocando em questão a possibilidade de se integrar tal cultura aos processos formativos de professores, no sentido de provocar transformações
significativas em nossas concepções e práticas, nas instituições e
na sociedade, buscando sempre a formação de sujeitos críticos,
autônomos, atuantes, autores de conhecimento e cultura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-12-30

Cómo citar

Souza, J. S. de, & Bonilla, M. H. S. (2014). A cultura digital na formação de professores. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 7(14), 23–34. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3447

Número

Sección

Número Temático: Culturas Digitais e Educação