O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3673Abstract
Considerando o corpo como um dos elementos fundamentais para compreensão da teoria proposta por Pierre Bourdieu, principalmente por exteriorizar as estruturas incorporadas como materialização das disposições aprendidas devido a localização do agente na estrutura social, propomos para esse escrito um exercício de reflexão e aproximação entre o esporte feminino (futebol feminino) com a apresentação de elementos constituidores das noções de campo e habitus, e mais precisamente sob os elementos constituidores do campo esportivo e dos fundamentos ocultos de dominação (masculina) que organizam as práticas nesse cenário. Em termos de considerações finais, foi possível identificar a presença mesmo que velada dos fundamentos de dominação masculina como organizadores das práticas esportivas por meio da normatização dicotômica dos corpos e das modalidadesDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-05-30
How to Cite
Salvini, L., & Wanderley Marchi Júnior, W. (2015). O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(15), 179–192. https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3673
Issue
Section
Número Temático "Pierre Bourdieu: da Sociologia à Educação"
License
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.