O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino

Autores/as

  • Leila Salvini
  • Wanderley Wanderley Marchi Júnior

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3673

Resumen

Considerando o corpo como um dos elementos fundamentais para compreensão da teoria proposta por Pierre Bourdieu, principalmente por exteriorizar as estruturas incorporadas como materialização das disposições aprendidas devido a localização do agente na estrutura social, propomos para esse escrito um exercício de reflexão e aproximação entre o esporte feminino (futebol feminino) com a apresentação de elementos constituidores das noções de campo e habitus, e mais precisamente sob os elementos constituidores do campo esportivo e dos fundamentos ocultos de dominação (masculina) que organizam as práticas nesse cenário. Em termos de considerações finais, foi possível identificar a presença mesmo que velada dos fundamentos de dominação masculina como organizadores das práticas esportivas por meio da normatização dicotômica dos corpos e das modalidades

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Publicado

2015-05-30

Cómo citar

Salvini, L., & Wanderley Marchi Júnior, W. (2015). O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(15), 179–192. https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3673

Número

Sección

Número Temático "Pierre Bourdieu: da Sociologia à Educação"