O (pós) crítico na Desconstrução Curricular

Authors

  • José Augusto Pacheco
  • Joana Sousa

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4971

Abstract

Como em todos os campos do conhecimento das ciências humanas e sociais, a educação tem sido confrontada com perspetivas epistemológicas ligadas à teorização crítica e com novas discussões introduzidas pelas análises pós. Entende-se, neste artigo, que, em termos conceptuais, as teorias crítica e pós-crítica existem numa multiplicidade de abordagens e que as suas diferenças se inscrevem em redes conceptuais de discursos e práticas que têm aspetos em comum, mesmo que, por vezes, pareçam antagónicas. Atualmente, nos estudos curriculares, a sua discussão tende a fazer-se em torno do conhecimento num quadro de políticas curricularesdistintas, umas orientadas pelo legado universal das disciplinas, outras baseadas em argumentos que valorizam a subjetividade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Augusto Pacheco

Docente do Instituto de Educação, da Universidade do Minho

Joana Sousa

Doutoranda do Instituto de Educação, da Universidade do Minho e bolseira de investigação científica em Ciências da Educação, especialização em Desenvolvimento Curricular pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT - SFRH/BD/93389/2013).

Published

2016-04-04

How to Cite

Pacheco, J. A., & Sousa, J. (2016). O (pós) crítico na Desconstrução Curricular. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 9(18), 65–74. https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4971

Issue

Section

Número Temático: Currículo, Ortodoxia e Transgressão