AÇÃO HUMANA, ATIVIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6471Abstract
Este texto apresenta uma reflexão sobre a formação continuada de professores como uma ação que não pode ser desencadeada por sujeitos solitários. A reflexão está embasada no pensamento de Hannah Arendt que defende a ação e o discurso como um ato político comunicado entre os pares. A escola pode ser um lugar de desenvolvimento das singularidades ao mesmo tempo que se constitui um ambiente coletivo propício ao desenvolvimento da profissionalidade no exercício do magistério público. Aspectos condicionantes da atividade docente tem mais possibilidades de ser compreendidos e superados, se necessário, quando o grupo de professores toma para si a responsabilidade pelas consequências das suas ações cotidianas.
Downloads
References
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva: 2005a.
ARENDT, H. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005b.
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva: 2005a.
ARENDT, H. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005b.
ARENDT, H. A dignidade da política: ensaios e conferências. Org.: Antonio Abranches. Tradução: Helena Martins e outros. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.
GATTI, B.A. Valorização da docência e a avaliação do trabalho docente: o papel da avaliação participativa em um contexto institucional. In: _______; (Org.) O trabalho docente: avaliação, valorização, controvérsias. Campinas, SP: Autores Associados; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013. 248p.
SILVA, N. M. A. LUCAS, M.A.P. Núcleos temáticos e formação continuada de professores: espaço de construções curriculares. In: SILVA, N. M. A.; RAUSCH, R. B. (Orgs.) Formação de professores: políticas, gestão e práticas. Blumenau: EDIFURB, 2010. 216p
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.