AÇÃO HUMANA, ATIVIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT

Authors

  • Maria Selma Grosch UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6471

Abstract

Este texto apresenta uma reflexão sobre a formação continuada de professores como uma ação que não pode ser desencadeada por sujeitos solitários. A reflexão está embasada no pensamento de Hannah Arendt que defende a ação e o discurso como um ato político comunicado entre os pares. A escola pode ser um lugar de desenvolvimento das singularidades ao mesmo tempo que se constitui um ambiente coletivo propício ao desenvolvimento da profissionalidade no exercício do magistério público. Aspectos condicionantes da atividade docente tem mais possibilidades de ser compreendidos e superados, se necessário, quando o grupo de professores toma para si a responsabilidade pelas consequências das suas ações cotidianas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Selma Grosch, UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense

Doutora em Educação (UFSC), docente pesquisadora no PPGE da UNIPLAC

References

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva: 2005a.

ARENDT, H. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005b.

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva: 2005a.

ARENDT, H. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005b.

ARENDT, H. A dignidade da política: ensaios e conferências. Org.: Antonio Abranches. Tradução: Helena Martins e outros. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.

GATTI, B.A. Valorização da docência e a avaliação do trabalho docente: o papel da avaliação participativa em um contexto institucional. In: _______; (Org.) O trabalho docente: avaliação, valorização, controvérsias. Campinas, SP: Autores Associados; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013. 248p.

SILVA, N. M. A. LUCAS, M.A.P. Núcleos temáticos e formação continuada de professores: espaço de construções curriculares. In: SILVA, N. M. A.; RAUSCH, R. B. (Orgs.) Formação de professores: políticas, gestão e práticas. Blumenau: EDIFURB, 2010. 216p

Published

2018-03-29

How to Cite

Grosch, M. S. (2018). AÇÃO HUMANA, ATIVIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(25), 71–82. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6471

Issue

Section

Artigos de Demanda Contínua