AÇÃO HUMANA, ATIVIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT

Autores/as

  • Maria Selma Grosch UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6471

Resumen

Este texto apresenta uma reflexão sobre a formação continuada de professores como uma ação que não pode ser desencadeada por sujeitos solitários. A reflexão está embasada no pensamento de Hannah Arendt que defende a ação e o discurso como um ato político comunicado entre os pares. A escola pode ser um lugar de desenvolvimento das singularidades ao mesmo tempo que se constitui um ambiente coletivo propício ao desenvolvimento da profissionalidade no exercício do magistério público. Aspectos condicionantes da atividade docente tem mais possibilidades de ser compreendidos e superados, se necessário, quando o grupo de professores toma para si a responsabilidade pelas consequências das suas ações cotidianas.

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Biografía del autor/a

Maria Selma Grosch, UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense

Doutora em Educação (UFSC), docente pesquisadora no PPGE da UNIPLAC

Citas

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva: 2005a.

ARENDT, H. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005b.

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Publicado

2018-03-29

Cómo citar

Grosch, M. S. (2018). AÇÃO HUMANA, ATIVIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(25), 71–82. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6471

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua