LINGUAGEM E A CRISE DOS SABERES: MICRONARRATIVAS NA PÓS-MODERNIDADE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6519

Abstract

Buscou-se neste texto, cruzar investigações que delineiam a noção de linguagem como instrumento fundamental de propagação e legitimação de paradigmas sociais. Fundamentam-se teoricamente, neste sentido, como os sistemas de linguagem sinalizam, vinculam e legitimam práticas de saberes correspondentes à Modernidade e também ao estado existencial contemporâneo, de profunda crise nos valores modernos. Utilizamos dos filósofos Jacques Derrida e Jean-François Lyotard para refletir acerca da substituição das meta-narrativas contidas nos conhecimentos científicos para uma outra forma, que atualmente parece dar lugar a narrativas menores, microperspectivas, relacionadas a uma nova práxis do sujeito enquanto construtor da realidade social.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Monteiro Vieira, Universidade Tiradentes-Unit

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (2017). Graduada em Psicologia pela Universidade Tiradentes (2014). Integrante e colaborada dos seguintes grupos de Pesquisa: GPHEN (Pesquisa História da Educação no Nordeste), liderado pelo Prof. Dr. Cristiano Ferronato na Universidade Tiradentes - Unit/SE e GPECS (Educação, Cultura e Subjetividades) liderado pela Profa. Dra. Dinamara Garcia Feldens da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Tem interesse pelos seguintes áreas: Filosofia, Psicologia, História, Antropologia, Sociologia e Educação. Alguns pensadores que dialoga em pesquisas: Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze, Michel Foucault, Felix Guattari, entre outros.

Cristiano Ferronato, Universidade Tiradentes

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2006), graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Professor e Pesquisador do PPED - UNIT/SE. Líder do GPHEN/UNIT - CNPQ -SE. E-mail para contato: cristianoferronato@gmail.com  

 

References

REFERÊNCIAS

AZEREDO, V. D. Lyotard e Nietzsche: a condição pós-moderna. Disponível em:<http://www.cadernosnietzsche.unifesp.br/home/item/186-lyotard-e-nietzsche-a-condi%C3%A7%C3%A3o-p%C3%B3s-moderna >

Acesso em: 04/07/2016

BERGER, P; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de Sociologia do conhecimento. 23° Edição. Editora Vozes: Petrópolis, 2003, 248 p.

CHOMSKY, N. Linguagem e mente: pensamentos atuais sobre antigos problemas. Editora UNB: Brasília, 1998, 83 p.

Entrevista com Jacques Derrida. Programa Milênio. Canal Globo News. Exibido em 27 de setembro de 2005.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1971, 438 p.

DERRIDA, J. Gramatologia. 2º Edição. Editora Perspectiva: São Paulo, 2013, 400 p.

DERRIDA, J. O Monolinguismo do outro ou a prótese de origem. Tradução de Fernanda Bernardo. Porto: Campo das Letras, 2001b.

DERRIDA, J. Posições. Editora Autêntica: Belo Horizonte, 2001a.

LIMA, L. Desconstruindo a lingüística estruturalista: o castelo de Saussure sitiado pelo pensamento de Derrida. Anais do I Congresso Nacional de Linguagens e Representações: Linguagens e Leituras. III Encontro Nacional da Cátedra UNESCO de Leitura. VII Encontro Local do PROLER UESC - ILHÉUS – BA, Out. 2009.

LYOTARD, J. O pós-moderno. José Olympio Editora: Rio de Janeiro, 1986, 123 p.

MARINHO, C. Lyotard e a pós-modernidade. Revista Labor. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, Vol. 1. Disponível em: <http://www.revistalabor.ufc.br/Artigo/volume1/CRISTIANE_MARINHO.pdf>

Acesso em: 03/07/2016

MEILI, A. Linguagem, tecnologia e identidade nas plataformas digitais de comunicação: uma leitura derridiana. Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasilia. COMUNICOLOGIA - v.9 - n.1 - jan./jun. ISSN 1518-8728. 2016.

MOTA, S. B. A Gramatologia, uma ruptura nos estudos sobre a escrita. Revista DELTA vol. 13, nº 2 , São Paulo, Aug., 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44501997000200006

Acesso em: 20/03/2016

SAUSSURE, F. Curso de lingüística geral. Orgs. Charles Bally e Albert Sechehaye. Editora Cultrix: São Paulo, 1970, 278 p.

ROCHA, S. D. Uma “pós-história”? Reflexões acerca da concepção de história no movimento pós-moderno. Revista TOMO – Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão-SE, Nº 10 jan./jun. 2007.

SILVA, N.; FERREIRA, É. Reflexões sobre língua e identidade possíveis diálogos entre Jacques Derrida e Stuart Hall. Revista Escrita. Rio de Janeiro, Ano 2014. Número 19. ISSN 1679-6888.

Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/23775/23775.PDFXXvmi=0QSPRDgUzWCBxf3HAk57gMLdbqoJAzzAprph6GcGEPhD6llGGqOxdAbo2A8C9IcAaDRhk5Z0UgD1DZIjpxhD9t3b4bOdT2N5FGn0Lm0HEEJiDsC41UIaoLmtxbISdvZTdnUZLVHpArJeUmjWh27HOucNGUHUqGPF4KFQHmhhP1wKnQHGTPoJkBw2vexxVND1ziRgG9xva6hxW0eRQDBbe8eLncJj1mkAGcQmlpTwvb5tckl3Zxfe6t0tHJOI79jO>

Acesso em: 23/06/2017.

VIOTTI, E. Introdução aos Estudos Lingüísticos. Florianópolis, 2008 – USP.

Disponível em: <http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoBasica/estudosLinguisticos/assets/317/TEXTO_BASE_-_VERSAO_REVISADA.pdf>

Acesso em: 26/06/2016

Published

2017-10-10

How to Cite

Monteiro Vieira, J., & Ferronato, C. (2017). LINGUAGEM E A CRISE DOS SABERES: MICRONARRATIVAS NA PÓS-MODERNIDADE. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(23), 175–186. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6519

Issue

Section

Artigos de Demanda Contínua