LINGUAGEM E A CRISE DOS SABERES: MICRONARRATIVAS NA PÓS-MODERNIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6519

Resumen

Buscou-se neste texto, cruzar investigações que delineiam a noção de linguagem como instrumento fundamental de propagação e legitimação de paradigmas sociais. Fundamentam-se teoricamente, neste sentido, como os sistemas de linguagem sinalizam, vinculam e legitimam práticas de saberes correspondentes à Modernidade e também ao estado existencial contemporâneo, de profunda crise nos valores modernos. Utilizamos dos filósofos Jacques Derrida e Jean-François Lyotard para refletir acerca da substituição das meta-narrativas contidas nos conhecimentos científicos para uma outra forma, que atualmente parece dar lugar a narrativas menores, microperspectivas, relacionadas a uma nova práxis do sujeito enquanto construtor da realidade social.

 

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Biografía del autor/a

Juliana Monteiro Vieira, Universidade Tiradentes-Unit

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (2017). Graduada em Psicologia pela Universidade Tiradentes (2014). Integrante e colaborada dos seguintes grupos de Pesquisa: GPHEN (Pesquisa História da Educação no Nordeste), liderado pelo Prof. Dr. Cristiano Ferronato na Universidade Tiradentes - Unit/SE e GPECS (Educação, Cultura e Subjetividades) liderado pela Profa. Dra. Dinamara Garcia Feldens da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Tem interesse pelos seguintes áreas: Filosofia, Psicologia, História, Antropologia, Sociologia e Educação. Alguns pensadores que dialoga em pesquisas: Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze, Michel Foucault, Felix Guattari, entre outros.

Cristiano Ferronato, Universidade Tiradentes

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2006), graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Professor e Pesquisador do PPED - UNIT/SE. Líder do GPHEN/UNIT - CNPQ -SE. E-mail para contato: cristianoferronato@gmail.com  

 

Citas

REFERÊNCIAS

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Publicado

2017-10-10

Cómo citar

Monteiro Vieira, J., & Ferronato, C. (2017). LINGUAGEM E A CRISE DOS SABERES: MICRONARRATIVAS NA PÓS-MODERNIDADE. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(23), 175–186. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6519

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua