REVISITANDO O CONCEITO DE BIOPOLÍTICA EM FOUCAULT PARA PENSAR O CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6679Abstract
O objetivo deste ensaio é revisitar o conceito de biopolítica de Michel Foucault fazendo breves incursões desse conceito com as noções de biopoder, disciplina, governamentalidade e ascese – também desenvolvidas por Foucault. Em meio a essas revisitações teóricas trazemos ao texto algumas questões que giram em torno do corpo na modernidade que tem relações com o campo da Educação Física com a intenção de ancorarmos a teoria em elementos empíricos do cotidiano deste campo. O corpo é atravessado pela biopolítica na medida em que sofre a ação das relações entre política e economia a fim de melhor gestar seu comportamento. A Educação Física, enquanto um campo de saber/fazer que se ocupa do conhecimento das mais variadas ciências para lidar com seu objeto de estudo, “o corpo e o movimento”, está mergulhada nesta rede de dispositivos biopolíticos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-01-19
How to Cite
Mezzaroba, C., & Zoboli, F. (2018). REVISITANDO O CONCEITO DE BIOPOLÍTICA EM FOUCAULT PARA PENSAR O CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(24), 279–296. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6679
Issue
Section
Artigos de Demanda Contínua
License
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.