GRUPO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS COMO PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: CONTRIBUIÇÕES AO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.

Authors

  • Fabrício Spricigo Instituto Federal de Santa Catarina
  • Thisciana Fialho Dos Santos Instituto Federal de Santa Catarina
  • Marisilvia Dos Santos Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6720

Abstract

O presente estudo mapeia o desenvolvimento do Grupo de Estudos Pedagógicos (GEPED) do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Criciúma. O Grupo foi criado a partir da necessidade de refletir sobre o processo e a prática docente, tendo em vista o grande número de professores não licenciados no Campus. Esta investigação busca analisar as contribuições do Grupo de Estudos Pedagógicos para a atuação docente na Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para tanto, utilizou-se a pesquisa-ação aplicada junto aos participantes, tendo como procedimento avaliativo o preenchimento de um questionário Lime Survey. Os resultados revelam que é possível, por meio da reflexão sobre a prática e na prática, oportunizar mudanças no saber-fazer do profissional da educação. Destaca-se o compartilhamento entre pares como estímulo à construção de uma atuação que possibilite a reformulação de conceitos, a revisão de crenças arraigadas, considerando as contribuições da pesquisa em educação.

 

Palavras-chave: Estudos Pedagógicos. Prática Docente. Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

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Author Biographies

Fabrício Spricigo, Instituto Federal de Santa Catarina

Pedagogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Membro titular do Conselho Superior do IFSC (2016-2018). Possui Mestrado em Educação e Licenciatura em Pedagogia (UDESC). É Pós-Graduado em Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional e Inspeção Escolar, bem como em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino. Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa LUTE (PPGE/UDESC). Interesses de pesquisa: Políticas Educacionais, Currículo, Ensino e Formação.

Thisciana Fialho Dos Santos, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina(2010) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense(2001), especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pelo Instituto Catarinense de Pós Graduação(2002), especialização em Tecnologias Aplicadas à Educação pelo Centro de Pós Graduação Pesquisa e Extensão Bagozzi(2004). Atualmente é Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:Escola Técnica/Nível Médio. Mercado de trabalho, Emprego, subemprego e desemprego. Tecnologia.

Marisilvia Dos Santos, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação (2014), Mestrado em Educação (2010), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1996) e Graduação em Letras (1994). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais, exercendo a função de Assessora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Criciúma. Licenciada da Secretaria da Educação do Tocantins, da função de Assessora Técnica em Tecnologia Aplicada à Educação. Dentre outras atividades destaca a docência universitária no Centro Universitário Luterano de Palmas e atividades de gestão superior na Faculdade Católica do Tocantins e Fundação Universidade do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: docência, legislação educacional, formação de professores, tecnologia educacional, organização da educação básica e superior.

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Published

2018-03-29

How to Cite

Spricigo, F., Dos Santos, T. F., & Dos Santos, M. (2018). GRUPO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS COMO PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: CONTRIBUIÇÕES AO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(25), 83–96. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6720

Issue

Section

Artigos de Demanda Contínua