GRUPO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS COMO PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: CONTRIBUIÇÕES AO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6720Resumen
O presente estudo mapeia o desenvolvimento do Grupo de Estudos Pedagógicos (GEPED) do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Criciúma. O Grupo foi criado a partir da necessidade de refletir sobre o processo e a prática docente, tendo em vista o grande número de professores não licenciados no Campus. Esta investigação busca analisar as contribuições do Grupo de Estudos Pedagógicos para a atuação docente na Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para tanto, utilizou-se a pesquisa-ação aplicada junto aos participantes, tendo como procedimento avaliativo o preenchimento de um questionário Lime Survey. Os resultados revelam que é possível, por meio da reflexão sobre a prática e na prática, oportunizar mudanças no saber-fazer do profissional da educação. Destaca-se o compartilhamento entre pares como estímulo à construção de uma atuação que possibilite a reformulação de conceitos, a revisão de crenças arraigadas, considerando as contribuições da pesquisa em educação.
Palavras-chave: Estudos Pedagógicos. Prática Docente. Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
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