GRUPO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS COMO PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: CONTRIBUIÇÕES AO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.

Autores/as

  • Fabrício Spricigo Instituto Federal de Santa Catarina
  • Thisciana Fialho Dos Santos Instituto Federal de Santa Catarina
  • Marisilvia Dos Santos Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6720

Resumen

O presente estudo mapeia o desenvolvimento do Grupo de Estudos Pedagógicos (GEPED) do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Criciúma. O Grupo foi criado a partir da necessidade de refletir sobre o processo e a prática docente, tendo em vista o grande número de professores não licenciados no Campus. Esta investigação busca analisar as contribuições do Grupo de Estudos Pedagógicos para a atuação docente na Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para tanto, utilizou-se a pesquisa-ação aplicada junto aos participantes, tendo como procedimento avaliativo o preenchimento de um questionário Lime Survey. Os resultados revelam que é possível, por meio da reflexão sobre a prática e na prática, oportunizar mudanças no saber-fazer do profissional da educação. Destaca-se o compartilhamento entre pares como estímulo à construção de uma atuação que possibilite a reformulação de conceitos, a revisão de crenças arraigadas, considerando as contribuições da pesquisa em educação.

 

Palavras-chave: Estudos Pedagógicos. Prática Docente. Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabrício Spricigo, Instituto Federal de Santa Catarina

Pedagogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Membro titular do Conselho Superior do IFSC (2016-2018). Possui Mestrado em Educação e Licenciatura em Pedagogia (UDESC). É Pós-Graduado em Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional e Inspeção Escolar, bem como em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino. Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa LUTE (PPGE/UDESC). Interesses de pesquisa: Políticas Educacionais, Currículo, Ensino e Formação.

Thisciana Fialho Dos Santos, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina(2010) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense(2001), especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pelo Instituto Catarinense de Pós Graduação(2002), especialização em Tecnologias Aplicadas à Educação pelo Centro de Pós Graduação Pesquisa e Extensão Bagozzi(2004). Atualmente é Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:Escola Técnica/Nível Médio. Mercado de trabalho, Emprego, subemprego e desemprego. Tecnologia.

Marisilvia Dos Santos, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação (2014), Mestrado em Educação (2010), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1996) e Graduação em Letras (1994). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais, exercendo a função de Assessora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Criciúma. Licenciada da Secretaria da Educação do Tocantins, da função de Assessora Técnica em Tecnologia Aplicada à Educação. Dentre outras atividades destaca a docência universitária no Centro Universitário Luterano de Palmas e atividades de gestão superior na Faculdade Católica do Tocantins e Fundação Universidade do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: docência, legislação educacional, formação de professores, tecnologia educacional, organização da educação básica e superior.

Citas

EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o Trabalho com Documentos de Política Educacional. In: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson S. (Orgs.). A Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais. Alínea: Campinas (SP), 2012.

EVANGELISTA, Olinda; TRICHES, Jocemara. Jovem Professor: um forte! In: SILVA, Marileia Maria da (Org.). Jovens, trabalho e educação: a conexão subalterna de formação para o capital. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012.

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. Bras. Estud. Pedagog. Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, dez. 2016. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300534&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 10 mar. 2017.

INSTITTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2019. Florianópolis, 2014. Disponível em: <http://pdi.ifsc.edu.br/> Acesso em 19 fev. 2016.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 7º Edição, 2002.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

PENA, Geralda Aparecida de Carvalho. Docência na educação profissional e tecnológica: conhecimentos, práticas e desafios de professores de cursos técnicos na rede federal. Tese (Doutorado). Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2014.

SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R. M. C. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n.2, p. 427-446, 2005.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. In: Educ. Pesqui. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, Dec. 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022005000300009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 22 Mar. 2017.

SÁNCHEZ VÁZQUEZ, A. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Publicado

2018-03-29

Cómo citar

Spricigo, F., Dos Santos, T. F., & Dos Santos, M. (2018). GRUPO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS COMO PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: CONTRIBUIÇÕES AO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(25), 83–96. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6720

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua