TEACHERS THINKING TOGETHER: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

Authors

  • Alessandra Dutra Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Londrina
  • Jéssica Eluan Martinelli Bell’Aver Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6854

Abstract

O ensino de Língua Inglesa (LI) para crianças em escolas públicas é uma prática crescente e que apresenta necessidades específicas com relação à formação dos professores que atuam com essa faixa etária. Em razão da relevância das discussões a respeito do tema, o objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de formação continuada via ambiente virtual de ensino-aprendizagem (AVEA) aplicada a professores de Língua Inglesa para crianças. Para a realização da pesquisa foram utilizados os tipos de pesquisa bibliográfica, de campo e pesquisa-ação. No que concerne à base teórica, recorreu-se a Cameron (2001), Kenski (2002, 2003), Hack (2011), Tonelli e Cristovão (2010), dentre outros. Como resultados, verificou-se que o AVEA Teachers Thinking Together possibilitou a interação entre os participantes da pesquisa, favoreceu a troca de experiências pedagógicas, assim como oportunizou aos docentes o ato de ensinar e aprender em único espaço, ampliando a proposta de formação continuada presencial existente. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alessandra Dutra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Londrina

Professora do DACHS e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN

Jéssica Eluan Martinelli Bell’Aver, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de LOndrina, Professora na Bluffdale Elementary School - USA

References

ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO OESTE DO PARANÁ – AMOP. Currículo básico para a escola pública municipal: Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais. Cascavel: ASSOESTE, 2007.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas: Autores Associados; 2006.

CAMERON, Lynne. Teaching languages to young learners. Cambridge University Press, 2001.

______. Challenges for ELT from the expansion in teaching children. ELT Journal, Oxford, n. 57, p. 105-112, abr. 2003.

CHAGURI, J. P. A implantação da Língua Inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública: um estudo com três diretoras de um município do noroeste do Paraná. In: Congresso Nacional de Linguagem em Interação – CONALI, 2., 2008, Maringá, Anais... Maringá: UEM, 2008.p. 3011-3022.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; GAMERO, Raquel. Brincar aprendendo ou aprender brincando? Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 48, n. 2, p. 229-245, 2009.

DAL MOLIN, Beatriz Helena. Do tear à tela: uma tessitura de linguagens e sentidos para o processo de aprendência. 2003. Tese (Doutorado em Mídia e Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

FIGUEIRA, C.D.S. Crianças alfabetizadas aprendendo línguas estrangeiras. Brasília, DF. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília, 112 p., 2002.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIMENEZ, T.N.; CRISTOVÃO, V.L.L. Derrubando paredes e construindo pontes: formação de professores de língua inglesa na atualidade. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 4(2): 85-95, 2004.

GRADDOL, David. English next. Plymouth: British Council, 2006.

HACK, Josias Ricardo. Introdução à educação a distância. Florianópolis: LLV; CCE; UFSC, 2011.

KENSKI, Vani Moreira. O desafio da Educação a Distância no Brasil. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 7, n. 1, p. 13-23, mar./ago. 2002.

______. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

______. As Tecnologias da inteligência. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2006.

LINGUEVIS, Ana Maria. Educação Infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem da língua inglesa. 2007. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2007.

LUDOVICO, F. M. DAL MOLIN, B. H. Educação a distância: uma avaliação: 1º Congresso de educação da FAG: Formando Educadores para a Diversidade. ISSN: 2013.

MIRANDA, Andrea Vieira. Ensino de Inglês para crianças: a participação dos alunos e professora na construção do conhecimento. 2003. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2003.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MOTTER, Rose Maria Belim. MY WAY: um método para o ensino aprendizagem para língua inglesa. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

NÓVOA, António. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

______. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

PIRES, Simone Silva. Vantagens e desvantagens no ensino de língua estrangeira na educação infantil: um estudo de caso. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky-%20Part1.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2012.

QUEIROZ, Edimara Sandra Camarota. Educação a distância: uma investigação sobre possíveis contribuições para a educação continuada de professores de língua estrangeira (inglês). Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 4, n. 2, p. 11-44, 2004.

RINALDI, Simone; FERNÁNDEZ, Isabel Gretel Eres. Ensino de língua estrangeira a crianças: entre o descaso legal e a pertinência da inclusão. In: TONELLI, Juliana Reichert Assunção; CHAGURI, Jonathas de Paula (Org.). Ensino de língua estrangeira para crianças: o ensino e a formação em foco. Curitiba: Appris, 2011. p. 37-70.

RODRIGUES, Lívia de Araújo Donnini. Dos fios, das tramas e dos nós: a tessitura da rede de crenças, pressupostos e conhecimentos de professores de inglês que atuam no Ciclo I do ensino fundamental. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

RONCARELLI, D. Pelas asas de Ícaro: o reomodo do fazer pedagógico – construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem – AVEA. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

ROPOLI, Edilene. Frustrações dos alunos em um curso a distância. Coletânea Boletim E.A.D., 1-100, p. 26-28, 2008. Disponível em: <http://www.ggte.unicamp. br/ggte/site_ggte/arquivos/publicacoes/Coletanea_BoletimEADisbn.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2015.

SACHS, Frédérique. La défense de la Francophonie et de la Langue Française sur Internet. Mémoire de DEA de Didactologie des Langues et des Cultures. Université Paris III, 1998.

SANTOS, Leandra Inês Seganfredo. Crenças acerca da inclusão de língua inglesa nas séries iniciais: quanto antes melhor? 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2005.

SCAFFARO, Andréia Peixoto. O uso da atividade de contar histórias como recurso na retenção de vocabulário novo na língua inglesa com crianças na fase pré-escolar. 2006. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2006.

SCHEIFER, C.L. Ensino de língua estrangeira para crianças: entre “o todo” e “a parte”: uma análise da dinâmica das crenças de uma professora e de seus alunos. Pelotas, RS. Dissertação de Mestrado. Universidade Católica de Pelotas, 132 p., 2008.

SHETZER, Heidi; WARSCHAUER, Mark. An electronic literacy approach to network-based language teaching. In: WARSCHAUER, Mark; KERN, Richard (Org.). Network-based language teaching: concepts and practice. Nova York: Cambridge University Press, 2000. p. 171-185.

SILVA, Alzira da. Era uma vez – O conto de fadas no ensino-aprendizagem de língua estrangeira: o gênero como instrumento. 1997. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1997.

SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Os jogos no ensino-aprendizagem de LE para crianças: a construção do conhecimento através de jogos de linguagem. 2001. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2001.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.

TONELLI, Juliana Reichert Assunção. Histórias infantis no ensino da língua inglesa para crianças. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2005.

______.; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. O papel dos cursos de Letras na formação de professores de inglês para crianças. Calidoscópio, v. 8, n. 1, p. 65-76, jan./abr. 2010.

TORI, Romero. Educação sem Distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010.

VERIDIANO, Patricia; TONELLI, Juliana Reichert Assunção. A influência das crenças no ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças: o envolvimento da comunidade escolar. In: SILVA, Kleber Aparecido (Org.). Crenças, discurso & linguagem – v. 10. Campinas: Pontes, 2011. p. 65-93.

Published

2018-03-29

How to Cite

Dutra, A., & Bell’Aver, J. E. M. (2018). TEACHERS THINKING TOGETHER: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(25), 153–170. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6854

Issue

Section

Artigos de Demanda Contínua