FORMADORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E SUA IDENTIDADE DOCENTE: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES

Authors

  • Júlio henrique Cunha Neto Universidade de Uberaba- UNIUBE
  • Váldina Gonçalves Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro _ UFTM

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.7140

Abstract

Há uma quantidade considerável de pesquisas que envolvem a formação de professores que ensinam matemática. Assim, questiona-se: Qual a identidade dos professores formadores que ensinam matemática revelada pelas dissertações e teses que investigam o professor formador do Curso de Licenciatura em Matemática? O presente artigo tem como objetivo analisar as dissertações e teses que discutem sobre o professore formador que ensina matemática no curso de licenciatura em matemática, com o propósito de evidenciar contribuições que propiciem o entendimento da identidade desses docentes; efetuando-se um mapeamento e um estado do conhecimento de tais produções. Observa-se 21 pesquisas sobre a referida temática, constata-se que a identidade dos docentes é caracterizada pela importância dada ao conhecimento matemático, a pouca relação da pós-graduação com a docência, o modelo tradicional de ensino, a satisfação com a profissão, relevância das experiências vividas, pouco do diálogo com seus pares, excesso de atividades e o apoio da família.

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Author Biographies

Júlio henrique Cunha Neto, Universidade de Uberaba- UNIUBE

Doutorando em Educação na Universidade de Uberaba. Mestre em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2016). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2013). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Participa dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação - GEPIDE; e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura - GEPEDUC. Têm desenvolvido estudos na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, desenvolvimento profissional docente e identidade docente; ensino-aprendizagem de matemática;matemática na licenciatura e na educação básica; e educação algébrica

Váldina Gonçalves Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro _ UFTM

Licenciada em Matemática (1989), mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2004) e doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e desenvolve pesquisa na área de formação de professores, com interesse nas temáticas de formação e trabalho docente, constituição da profissionalidade e identidade profissional, Educação Matemática, ensino de matemática, cinema, ludicidade, cursos de licenciatura e educação a distância. Atualmente participa como coordenadora e pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC), vinculado ao CNPq .

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Published

2018-03-29

How to Cite

Cunha Neto, J. henrique, & Costa, V. G. (2018). FORMADORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E SUA IDENTIDADE DOCENTE: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(25), 261–173. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.7140

Issue

Section

Artigos de Demanda Contínua