FORMADORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E SUA IDENTIDADE DOCENTE: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.7140Resumen
Há uma quantidade considerável de pesquisas que envolvem a formação de professores que ensinam matemática. Assim, questiona-se: Qual a identidade dos professores formadores que ensinam matemática revelada pelas dissertações e teses que investigam o professor formador do Curso de Licenciatura em Matemática? O presente artigo tem como objetivo analisar as dissertações e teses que discutem sobre o professore formador que ensina matemática no curso de licenciatura em matemática, com o propósito de evidenciar contribuições que propiciem o entendimento da identidade desses docentes; efetuando-se um mapeamento e um estado do conhecimento de tais produções. Observa-se 21 pesquisas sobre a referida temática, constata-se que a identidade dos docentes é caracterizada pela importância dada ao conhecimento matemático, a pouca relação da pós-graduação com a docência, o modelo tradicional de ensino, a satisfação com a profissão, relevância das experiências vividas, pouco do diálogo com seus pares, excesso de atividades e o apoio da família.
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