PRÁTICAS CORPORAIS NA SAÚDE: POR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA NA APRENDIZAGEM DA SAÚDE E DA VIDA

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DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.10138

Resumen

Ensaio teórico sobre a associação entre conhecimentos e práticas na saúde e da Educação Física e os efeitos pedagógicos para a afirmação do corpo como superfície na qual se inscreve a identidade contemporânea e parte dos padrões de saúde e performance física considerada normal. Na construção do artigo, mobiliza-se bases epistêmicas de produções selecionadas do campo da saúde coletiva e das ciências sociais e humanas que auxiliam na problematização das práticas vigentes e na proposição, a partir da ideia força da integralidade em saúde, uma pedagogia nômade e plural que se expressa no reconhecimento do corpo como singularidade e, sobretudo, na possibilidade de que assim seja constituído pelas lógicas do cuidado, com base na produção que se identifica como "práticas corporais", termo que carrega em si uma série de significados atrelados às singularidades das pessoas e que se legitima em um conjunto de outros conceitos advindo do campo das ciências humanas no interior de sistemas e serviços de saúde. Uma pedagogia que fortaleça/produza singularidades no corpo, colocando-o em movimento para a produção de saúde e autonomia no andar a vida, é proposta para o cuidado em saúde no encontro singular que o ensaio propõe para conhecimentos e práticas da saúde e da educação física.

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Biografía del autor/a

Alessandra Xavier Bueno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), Mestre em Saúde Coletiva (UFRGS).

Alcindo Antônio Ferla, UFRGS

Doutor em Educação (UFRGS), Professor do Programa de Pós graduação em Saúde Coletiva (UFRGS) e do Programa de Pós Graduação em Psicologia (UFPA)

Giliane Dessbesell, UFRS

Doutora em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS.

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Publicado

2019-01-01

Cómo citar

Bueno, A. X., Ferla, A. A., & Dessbesell, G. (2019). PRÁTICAS CORPORAIS NA SAÚDE: POR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA NA APRENDIZAGEM DA SAÚDE E DA VIDA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(28), 111–126. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.10138

Número

Sección

Número Temático: O que pode um corpo: perspectivas sobre a corporalidade na transmissão de práticas e saberes