HORIZONTES DA POESIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR-ARTISTA

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DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.10747

Resumen

Resumo

A partir de uma análise teórico-conceitual da obra do filósofo Hans-Georg Gadamer, este artigo tenta vincular o conceito de obra de arte e, especificamente, da poesia com a prática pedagógica. Busca se aproximar da compreensão da prática pedagógica como obra de arte que encontra na hermenêutica gadameriana algumas possibilidades para serem levadas à prática do professor, entendido como o criador de tal obra, como um professor-artista. O artigo começa com uma contextualização teórica do conceito de obra de arte em Gadamer, posteriormente discute o tema da poesia como obra de arte linguística, para, finalmente, pensar esses conceitos na prática pedagógica. Conclui aclarando algumas ideias e apontando limites do estudo.

Palavras-chave: Prática Pedagógica. Obra de Arte. Poesia

 

HORIZONTES DE LA POESÍA EN LA PRÁCTICA PEDAGÓGICA DEL PROFESOR-ARTISTA

Resumen

A partir de un análisis teórico-conceptual de la obra del filósofo Hans-Georg Gadamer, este artículo intenta vincular el concepto de obra de arte y, específicamente, de la poesía con la práctica pedagógica. Busca acercarse a la comprensión de la práctica pedagógica como obra de arte que encuentra en la hermenéutica gadameriana algunas posibilidades para la práctica del profesor, compreendido como creador de tal obra, como un profesor artista. El artículo comienza con una contextualización teórica del concepto de obra de arte en Gadamer, después discute el tema de la poesía como obra de arte lingüística, para, finalmente, pensar esos conceptos en la práctica pedagógica. Concluye aclarando algunas ideas y apuntando límites del estudio.

Palabras clave: Práctica pedagógica. Obra de Arte. Poesía.

 

HORIZONS OF POETRY IN THE TEACHING PRACTICE OF THE ARTIST-TEACHER

 

Abstract

Based on a theoretical and conceptual analysis of the philosopher Hans-Georg Gadamer's work, this paper aims to link the concept of work of art, and specifically poetry, with the teaching practice. The study seeks to approach the understanding of the teaching practice as a work of art, which finds in Gadamer’s hermeneutics some possibilities to be put into practice by the teacher, meant to be the creator of such work, as an artist-teacher. The paper begins with a theoretical review on Gadamer’s concept of work of art; then discusses poetry as a work of linguistic art; and finally makes some remarks on these concepts applied to teaching practice. It concludes by clarifying some ideas and pointing out limitations of the study.

Key words: Teaching. Work of Art. Poetry. Education.

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Biografía del autor/a

Karen Gil Eusse, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Felipe Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Valter Bracht, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Possui doutorado - Universität Oldenburg (1990). Professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Laboratório de Estudos em Educação Física do CEFD. 

 

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Publicado

2019-08-08

Cómo citar

Gil Eusse, K., Almeida, F., & Bracht, V. (2019). HORIZONTES DA POESIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR-ARTISTA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(30), 243–260. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.10747

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua