UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i31.12292

Palabras clave:

Educação matemática. Avaliação da aprendizagem. Práticas avaliativas. Matemática.

Resumen

O objetivo deste trabalho é investigar as concepções e práticas avaliativas dos professores que ensinam matemática na Educação Básica e Ensino Superior. A metodologia de pesquisa adotada foi do tipo qualitativa, na qual  elaboramos e aplicamos um questionário para 112 professores que ensinam matemática na Educação básica e no nível superior da Cidade de Belém do Pará. A revisão de literatura sobre o tema propiciou trazer uma ampla discussão sobre o processo de avaliação da aprendizagem, em especial em matemática. As análises dos dados nos apontaram que os professores têm uma prática voltada para a concepção de exame e que embora digam utilizar a avaliação na perspectiva formativa, não a identificamos na sua prática avaliativa. Os professores também confundem critérios com instrumentos de avaliação ou formas de ensino; apesar disso, observamos que os professores possuem conhecimento de variados instrumentos de avaliação e que utilizam os mesmos.

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Biografía del autor/a

Rosineide Sousa Jucá, Universidade do Estado do Pará

Professora Doutora do departamento de matemática, informática e Estatistica da  Univerisdade do Estado do Pará. atuo como pesquisadora na área de Educação matemátcica.

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Publicado

2019-11-09

Cómo citar

Jucá, R. S. (2019). UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(31), 339–356. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i31.12292

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua