A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem

Autores/as

  • Miguel André Berger

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2197

Resumen

O estudo constitui um mapeamento e análise dos artigos sobre avaliação da aprendizagem veiculados na Revista Nova Escola, lançada em março de 1986. Essa revista vem constituindo um canal para difusão do saber pedagógico e do saber docente, favorecendo a socialização de experiências educativas e fomentando o intercâmbio entre os educadores. Uma amostra de 60% das 198 edições foi objeto de análise, pautando-se na perspectiva historiográfica da História Cultural. Os artigos ensejam discussões sobre a concepção progressista em detrimento à visão tradicional de avaliação, envolvendo a disseminação dos novos princípios e diretrizes para nortear a prática avaliativa. Os artigos respaldam-se nas contribuições de vários educadores, entre eles Perrenoud, Luckesi, Jussara Hoffmann, Pedro Demo e Charles Hadji.

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Cómo citar

Berger, M. A. (2022). A Revista Nova Escola e a Questão da Avaliação da Aprendizagem. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 1(1). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2197