Aprendizados e patronatos: um cotejo entre dois modelos de ensino agrícola das primeiras décadas do século XX (1911-1934)

Autores/as

  • Marco Arlindo Amorim Melo Nery

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2201

Resumen

O presente artigo busca estabelecer uma comparação entre os Aprendizados e os Patronatos Agrícolas Federais, observando, através dos decretos de criação e dos relatórios ministeriais, as aproximações e os distanciamentos entre os dois modelos. Os Aprendizados surgiram no ano de 1911, configurando-se como estabelecimentos voltados para o ensino da prática agrícola seguindo padrões científicos, observando as peculiaridades regionais, destinando-se a dar conhecimento técnico a filhos de pequenos proprietários de terras nas localidades onde foram instalados. Já os Patronatos, desde a criação da primeira instituição deste tipo, em 1918, caracterizaram-se por um duplo objetivo: o de ensino agrícola primário e da regeneração da infância pobre, sendo que a derrocada do modelo se deveu, principalmente, à exacerbação deste segundo aspecto.

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Cómo citar

Nery, M. A. A. M. (2022). Aprendizados e patronatos: um cotejo entre dois modelos de ensino agrícola das primeiras décadas do século XX (1911-1934). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 2(2). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2201