O Mito do Gaúcho e suas repercussões na História da Educação do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2203Resumen
Este texto foi escrito com dados extraídos da Dissertação de Mestrado da autora: “O Gaúcho, a Dominação Masculina e a Educação: o passado no presente” defendida em março de 2004, na Universidade Federal de Pelotas, sob a orientação do Prof. Dr. Elomar Tambara. Trata da construção do “Mito” do Gaúcho e da conseqüente “naturalização” da dominação masculina na região e suas repercussões na História da Educação Regional. Tem por objetivo desmistificar a figura lendária do “Gaúcho” - com base no depoimento de professorasalunas do Curso de Formação de Professores em Serviço/Pedagogia/URCAMP/Bagé/RS. A pesquisa foi realizada numa abordagem quanti-qualitativa e a análise e discussão dos dados deu-se pela análise do discurso. Concluiu-se que se faz necessário um esclarecimento às mulheres de seus direitos, para que se busque a equidade e a justiça, numa escola e numa sociedade inclusiva.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Guedes, B. L. (2022). O Mito do Gaúcho e suas repercussões na História da Educação do Rio Grande do Sul. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 2(2). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2203
Número
Sección
Artigos
Licencia
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.