Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4959Resumen
A partir de uma conceção de currículo em sentido lato, e tendo como referência acontecimentos recentes ocorridos em Portugal, o artigo discute a impossibilidade de o currículo poder constituir-se em fonte de transgressão, assumindo-se, pelo contrário, como fonte de mesmice e de ortodoxia. Além disso, rejeita também a possibilidade de inovação curricular e inovação pedagógica serem expressões sinónimas e de que a operacionalização do currículo na escola através das práticas (docentes) de desenvolvimento curricular possa equivaler ou conduzir a inovação curricular. Em oposição, relaciona inovação pedagógica e heterodoxia, cuja probabilidade é muito maior fora do espaço colonizado pelo currículo da escola.Descargas
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Publicado
2016-04-14
Cómo citar
Fino, C. N. (2016). Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 9(18), 13–22. https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4959
Número
Sección
Número Temático: Currículo, Ortodoxia e Transgressão
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