Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular

Autores/as

  • Carlos Nogueira Fino

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4959

Resumen

A partir de uma conceção de currículo em sentido lato, e tendo como referência acontecimentos recentes ocorridos em Portugal, o artigo discute a impossibilidade de o currículo poder constituir-se em fonte de transgressão, assumindo-se, pelo contrário, como fonte de mesmice e de ortodoxia. Além disso, rejeita também a possibilidade de inovação curricular e inovação pedagógica serem expressões sinónimas e de que a operacionalização do currículo na escola através das práticas (docentes) de desenvolvimento curricular possa equivaler ou conduzir a inovação curricular. Em oposição, relaciona inovação pedagógica e heterodoxia, cuja probabilidade é muito maior fora do espaço colonizado pelo currículo da escola.

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Biografía del autor/a

Carlos Nogueira Fino

Professor Catedrático (Full Professor). Coordenador do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Sociais e responsá- vel pela linha de pesquisa em inovação pedagógica do Centro de Investigação em Educação (CIE-UMa) da Universidade da Madeira, Portugal.

Publicado

2016-04-14

Cómo citar

Fino, C. N. (2016). Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 9(18), 13–22. https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4959

Número

Sección

Número Temático: Currículo, Ortodoxia e Transgressão