Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo

Autores/as

  • Marianna Angonese Frankiv
  • Soraya Corrêa Domingues

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v9i19.5600

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir o arcabouço teórico utilizado como subsídio para analisar os motivos do desinteresse dos estudantes do Ensino Médio pelo estudo, considerando sua cultura, permeada pela condição pós- -moderna, na qual a escola também se insere. A prática consumista e a “era digital” dão importantes indícios do visível desinteresse na escola, que permanece com currículos e tempos engessados. Este estudo se baseou em quatro elementos de análise: currículo escolar; tempo/ espaço pedagógico; conteúdos escolares e relação aluno- -professor. Optou-se para este diagnóstico e estudo um levantamento bibliográfico. Por fim, buscou-se como possibilidade de uma escola ressignificada alguns elementos relevantes que o pensamento complexo traz, entre eles, a reforma radical do pensamento e a transdisciplinariedade, todos embasadas pelo idealizador do pensamento complexo: Edgar Morin e seu estudioso Martinazzo.

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Publicado

2016-09-07

Cómo citar

Frankiv, M. A., & Domingues, S. C. (2016). Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 9(19), 113–128. https://doi.org/10.20952/revtee.v9i19.5600

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua