Sobre Desafios da Formação de Estudantes e Profissionais da Educação Básica em Santa Catarina, Brasil

Autores/as

  • Tânia Welter

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v9i19.5604

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir alguns impactos da formação em gênero e sexualidade entre estudantes e profissionais da educação participantes de programas de iniciação e formação continuada oferecidos pelo governo brasileiro através de universidades públicas entre 2010 e 2014. As instituições educacionais são espaços para socialização e produção do conhecimento por excelência, ao mesmo tempo em que promovem o encontro com as diferenças culturais, religiosas, sexuais, de classe social, de cor de pele e de gênero. São espaços contraditórios pois, ao mesmo tempo que reproduzem hierarquias, assimetrias, promovem ou compactuam com violências, silenciam e insistem em modelos normativos, são espaços para experimentações, transgressões, questionamentos, propostas, promoção de medidas visando o enfrentamento das violências e valorização da diversidade. É sobre essas contradições e impactos que nos debruçamos neste trabalho, tendo como foco projetos pioneiros de formação de estudantes e profissionais da educação básica no Brasil.

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Publicado

2016-09-07

Cómo citar

Welter, T. (2016). Sobre Desafios da Formação de Estudantes e Profissionais da Educação Básica em Santa Catarina, Brasil. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 9(19), 181–192. https://doi.org/10.20952/revtee.v9i19.5604

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua