Gênero e Diversidade Sexual na Educação Básica: Um olhar sobre o componente curricular Direitos Humanos e Cidadania da rede de ensino de Pernambuco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6042

Resumen

No ano de 2007 a Secretaria de Educação de Pernambuco (SE/PE) deu início a implementação de uma política estadual de educação em direitos humanos. Diversas ações foram realizadas, entre elas a inserção do componente curricular Direitos Humanos e Cidadania no currículo escolar da educação básica. A partir disso, nosso objetivo geral é investigar o que indicam os conteúdos programáticos do componente curricular Direitos Humanos e Cidadania da rede estadual de ensino de Pernambuco, em relação as questões de gênero e diversidade sexual. Para isso utilizamos uma abordagem qualitativa com pesquisa documental. Os achados da pesquisa apontam que os conteúdos programáticos do componente Direitos Humanos e Cidadania buscam a promoção da igualdade de gênero e o respeito a orientação sexual. Todavia, existe um silenciamento sobre transexualidade e cidadania de pessoas trans.

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Biografía del autor/a

Émerson Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Educação Contemporânea pelo Programa de Pós Graducação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco. Integrante do grupo de pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina.

Allene Carvalho Lage, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutora em Direitos Humanos pelo PPGDH/UFPE (2016). Pós-doutora em Educação na UFRGS (2012). Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2006). Professora do Curso de Pedagogia, e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea e do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do grupo de pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina.

Publicado

2017-05-04

Cómo citar

Santos, Émerson S., & Lage, A. C. (2017). Gênero e Diversidade Sexual na Educação Básica: Um olhar sobre o componente curricular Direitos Humanos e Cidadania da rede de ensino de Pernambuco. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(22), 69–82. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6042

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua