Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6167Resumen
Este artigo apresenta percepções de professores da rede pública de Ponta Grossa, Paraná, em relação à educação em valores. A pesquisa é de natureza qualitativa, com dados coletados por meio de questionários e entrevistas. Com auxílio da análise de conteúdo, foram identificadas categorias nas respostas dos entrevistados relacionadas ao papel da escola, à função do professor, à definição de valores, sua presença na escola e relevância na sociedade, com finalidade de identificar a responsabilização ou não dos professores frente à educação em valores. Os resultados permitiram inferir que os professores desenvolvem uma atitude passiva frente à educação em valores, de não responsabilização, mas consideram a escola um espaço privilegiado para esse empreendimento. No entanto, apontam que a instituição educativa está desempenhando essa função pelo fato de muitas famílias terem declinado dessa responsabilidade que, segundo eles, deve ser compartilhada com os diversos segmentos sociais.
Descargas
Citas
ARANTES, V. A. Apresentação. In: ARAÚJO, U. F.; PUIG, J. M. Educação e valores: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007.
ARAÚJO, U. F. A construção social e psicológica dos valores. In: ARAÚJO, U. F.; PUIG, J. M. Educação e valores: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007.
ARAÚJO, U. F.; PUIG, J. M. Educação e valores: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
FERREIRA, A. B. H. Mini Aurélio: o dicionário da Língua Portuguesa. Curitiba: Positivo, 2010.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 12. ed. Campinas: Papirus, 2004.
PATRÍCIO, M. Lições de axiologia educacional. Lisboa: Universidade Aberta, 1993.
PUIG, J. M. Aprender a viver. In: ARAÚJO, U. F.; PUIG, J. M. Educação e valores: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007.
SERRANO, G. P. Educação em valores: como educar para a democracia. Porto Alegre: Artmed, 2002.
TEDESCO, J. L. El nuevo pacto educativo. Educación, competitividad y ciudadanía en la sociedad moderna. Madrid: Alauda/Anaya, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.