Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná

Autores/as

  • Ana Lucia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Lizie Mendes Clock Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Lucken Bueno Lucas Universidade do Norte Pioneiro - UENP
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6167

Resumen

Este artigo apresenta percepções de professores da rede pública de Ponta Grossa, Paraná, em relação à educação em valores. A pesquisa é de natureza qualitativa, com dados coletados por meio de questionários e entrevistas. Com auxílio da análise de conteúdo, foram identificadas categorias nas respostas dos entrevistados relacionadas ao papel da escola, à função do professor, à definição de valores, sua presença na escola e relevância na sociedade, com finalidade de identificar a responsabilização ou não dos professores frente à educação em valores. Os resultados permitiram inferir que os professores desenvolvem uma atitude passiva frente à educação em valores, de não responsabilização, mas consideram a escola um espaço privilegiado para esse empreendimento. No entanto, apontam que a instituição educativa está desempenhando essa função pelo fato de muitas famílias terem declinado dessa responsabilidade que, segundo eles, deve ser compartilhada com os diversos segmentos sociais.

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Biografía del autor/a

Ana Lucia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Mestre (2005) e doutora (2011) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015). Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores, Práticas e Desenvolvimento Curricular, Ensino e Aprendizagem, Psicanálise e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015. Atualmente realiza Pós-Doutorado no exterior, na Universidade de Strathclyde, Reino Unido, com bolsa da Capes.

Lizie Mendes Clock, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, na linha de pesquisa de Ensino e Aprendizagem (2014 - 2016). Bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2014 - 2016). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2013).

Lucken Bueno Lucas, Universidade do Norte Pioneiro - UENP

Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (PECEM-UEL 2008; 2014, bolsas CAPES). Especialista em Bioética (UEL, 2007). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, 2006). É professor efetivo da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Profissional em Ensino - da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É líder do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Biologia Geral, Ensino de Ciências/Biologia com ênfase em Axiologia e Epistemologia da Biologia, Formação de professores, Bioética e Biologia Aplicada à Saúde, Análises Qualitativas e Educação Ambiental.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

MARINEZ MENEGHELLO PASSOS é Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Atualmente é Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Atuou em projetos de extensão, ensino e pesquisa como coordenadora e/ou colaboradora. Autora de livros didáticos em Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente coordena e colabora com projetos de pesquisa. É lider do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://educimlondrina.blogspot.com.br/]. Dedica-se atualmente às seguintes linhas de pesquisa: Análises Qualitativas; Formação de Professores; Educação Informal; Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências. Foi bolsista Produtividade da Fundação Araucária no período de 2014-2016. Atualmente é Bolsista Sênior da Fundação Araucária.

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Publicado

2017-05-04

Cómo citar

Pereira, A. L., Clock, L. M., Lucas, L. B., & Passos, M. M. (2017). Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(22), 23–34. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6167