Registros híbridos: uma análise da estrutura dos filmes “O som ao redor” e “Recife frio”, do diretor Kleber Mendonça Filho

Autores/as

  • Carlos Eduardo Japiassú de Queiroz
  • Maria de Lourdes Carneiro da Cunha Nóbrega

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i21.6334

Resumen

O objetivo deste trabalho é realizar uma abordagem dos filmes “O Som ao Redor” e “Recife Frio”, do cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho, produzidos em 2013 e 2009, respectivamente. Os filmes expõem a problemática da transformação urbana da cidade de Recife, capital do estado de Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Deste modo, nossa análise objetivará nos filmes a construção de sua estrutura narrativa, assim como a proposta de seu conteúdo representacional. Outrossim, afirmamos o ponto de vista de que se tratam de obras que miscigenam os gêneros ficcional e documental de forma bastante original e criativa. Por fim, observamos que tais filmes receberam vários prêmios e menções honrosas em diversos festivais de cinema, tornando-se exemplares do denominado Cinema Pernambucano, o qual tem se colocado de grande importância no conjunto do Cinema Brasileiro nas últimas três décadas.

Palavras-chave: Teoria do Cinema. Narratologia. Paisagem Urbana

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Publicado

2017-03-15

Cómo citar

Japiassú de Queiroz, C. E., & Carneiro da Cunha Nóbrega, M. de L. (2017). Registros híbridos: uma análise da estrutura dos filmes “O som ao redor” e “Recife frio”, do diretor Kleber Mendonça Filho. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(21), 77–88. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i21.6334

Número

Sección

Número Temático: Cinema, Interculturalidade e Educação