Educação a distância, TIC e formação de professores de pedagogia: um estudo de caso a partir da mídia-educação.

Autores/as

  • Galdino Rodrigues de Sousa Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Eliane Medeiros Borges Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6502

Resumen

O texto é um recorte de uma dissertação de mestrado que investiga a educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos documentos curriculares (PPC, plano de ensino, matriz curricular) do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Como instrumento de suporte de análise foi utilizada a mídia-educação e suas dimensões. A metodologia envolveu (a) pesquisa no site institucional do curso; (b) analise, a partir dos documentos estruturantes, dos componentes curriculares que tematizavam as TIC. (c) contato com os responsáveis institucionais pelo curso com o intuito de captar mais informações referentes aos documentos estruturantes e suas possíveis relações com as TIC. A pesquisa mostrou que o curso de formação de professores estudado faz referências e prevê a educação para as TIC em seus documentos curriculares, principalmente por meio da oferta obrigatória de componentes curriculares, sobretudo nas dimensões Instrumental-operativa e Objeto de Estudo da mídia-educação.

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Biografía del autor/a

Galdino Rodrigues de Sousa, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestre em Educação (UFJF)

Doutorando em Educação Física (UFES)

Professor substituto od curso de educação Física da UFES

Eliane Medeiros Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora do programa de Pós-graduação em Educação da UFJF

Doutora em Educação (UNICAMP)

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Publicado

2018-01-19

Cómo citar

Sousa, G. R. de, & Borges, E. M. (2018). Educação a distância, TIC e formação de professores de pedagogia: um estudo de caso a partir da mídia-educação. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(24), 187–200. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6502

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua