Educação a distância, TIC e formação de professores de pedagogia: um estudo de caso a partir da mídia-educação.
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6502Resumen
O texto é um recorte de uma dissertação de mestrado que investiga a educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos documentos curriculares (PPC, plano de ensino, matriz curricular) do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Como instrumento de suporte de análise foi utilizada a mídia-educação e suas dimensões. A metodologia envolveu (a) pesquisa no site institucional do curso; (b) analise, a partir dos documentos estruturantes, dos componentes curriculares que tematizavam as TIC. (c) contato com os responsáveis institucionais pelo curso com o intuito de captar mais informações referentes aos documentos estruturantes e suas possíveis relações com as TIC. A pesquisa mostrou que o curso de formação de professores estudado faz referências e prevê a educação para as TIC em seus documentos curriculares, principalmente por meio da oferta obrigatória de componentes curriculares, sobretudo nas dimensões Instrumental-operativa e Objeto de Estudo da mídia-educação.
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