REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE

Autores/as

  • Patrícia Ferreira dos Santos
  • Váldina Gonçalves da Costa
  • Diego Carlos Pereira

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.7200

Resumen

Este artigo insere-se no âmbito de uma pesquisa realizada com licenciandos e licenciados que vivenciaram experiências de Estágio Curricular Supervisionado em uma universidade pública de Uberaba, Minas Gerais. A partir de relatos extraídos de cadernos de estágio, em uma perspectiva qualitativa e interpretativa, temos como objetivo discutir e tensionar as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado para a constituição da identidade profissional docente. Com a interpretação dos relatos, acreditamos que as experiências desses sujeitos perpassam três categorias interpretativas e argumentativas atribuídos ao estágio no processo de sua constituição identitária e dos seus processos formativos: a) a questão da educação formal e não formal; b) problemáticas provocadas pelas socializações com os alunos e supervisores de estágio; c) e relações de pertencimento profissional provocadas pelos processos reflexivos expressos nos cadernos de estágio. Esses tensionamentos, provocaram reflexões e rupturas contínuas nos processos de constituição da identidade profissional docente dos sujeitos.

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Biografía del autor/a

Patrícia Ferreira dos Santos

Professora Licenciada em Matemática e Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC/UFTM).

Váldina Gonçalves da Costa

Professora dos cursos de Licenciatura em Matemática e Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Mestre em Educação e Licenciada em Matemática pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC/UFTM).

Diego Carlos Pereira

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Rio Claro/SP), Mestre em Educação e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/Uberaba/MG). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC/UFTM).

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Publicado

2018-09-21

Cómo citar

Santos, P. F. dos, Costa, V. G. da, & Pereira, D. C. (2018). REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(27), 23–40. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.7200

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua