PROLEGÔMENOS A TODA PEDAGOGIA FUTURA QUE QUEIRA APRESENTAR-SE COMO CIÊNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9661

Resumen

RESUMO

O presente trabalho visa à uma análise das condições de possibilidade da pedagogia como ciência no pensamento kantiano, destacando sua importância para a constituição do campo epistemológico da educação. Compreende-se que a relação entre o pensamento antropológico e a educação é o fundamento sobre o qual repousa o problema da cientificidade da pedagogia até os dias de hoje.

Palavras-chave: Kant, Pedegogia, Antropologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victor Wladimir Cerqueira Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação no PPGED/UFS.

Silvana Aparecida Bretas, Universidade Federal de Sergipe

Professora Doutora Adjunta do Departamento de Educação da UFS.

Citas

ABOUT, Pierre- José. Introduction. IN: KANT, Traité de pédagogie. Paris: Hachette, 1981.

COMENIUS. J. A. Didática Magna. Trad.: Ivone Castilho Benedetti. 4 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

DALBOSCO, C. A. Kant & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

GUSDORF, G. L’Avènement des sciences humanines au siècle des Lumières. Paris: Payot, 1973.

HORÁCIO. Arte poética. Trad.: Rosaldo Fernandes. Lisboa: Editorial Inquérito, 2001.

HÖFFE, O. Immanuel Kant. Tradução: Christian Viktor Hamm e Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

KANT, I. Crítica da razão prática. Tradução: Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1987.

_______. Prolegômenos a toda metafísica futura. Trad.: Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1988.

_______. Réflexions sur l’éducation. Tradução: Alexis Philonenko. Paris: J. Vrin, 2004.

_______. Sobre a pedagogia. Trad: João Tiago Proença. Lisboa: Edições 70, 2017.

LEBRUN, Gérard. Sobre Kant. São Paulo: Iluminuras, 2001

MENEZES, Edmilson. Kant e a educação das luzes. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 4, n. 27/28, p. 113-127, 2000

_______; BOTO, Carlota. Algumas notas sobre educação e ética à luz do pensamento de Kant. Educação. Porto Alegre, v. 37, n. 3, p 441-453, set-dez, 2014.

PHILONENKO, Alexis. Introduction: Kant et le problème de l’éducation. In: KANT, Immanuel. Réflexions sur l’éducation. Tradução de Alexis Philonenko. Paris: J. Vrin, 2004.

POLLA, Cauê Cardoso. O ABC do cosmopolitismo: Kant e a educação. São Paulo, tese (doutorado) – São Paulo, FFLCH/USP, 2013.

VINCENTI, Luc. Educação e liberdade: Kant e Fichte. Trad.: Élcio Fernandes. São Paulo: Editora UNESP, 1994.

Publicado

2019-06-13

Cómo citar

Nascimento, V. W. C., & Bretas, S. A. (2019). PROLEGÔMENOS A TODA PEDAGOGIA FUTURA QUE QUEIRA APRESENTAR-SE COMO CIÊNCIA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(01), 251–268. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9661

Número

Sección

Seção Temática: Teorias Educacionais e Pesquisa em Educação